XVI CONEC: A tecnologia a seu favor
Se existe alguém ressabiado com formas alternativas entenda meios digitais de contato com o cliente, esse alguém é o Corretor de Seguros. Como forma de reduzir um pouco essa desconfiança que, muitas vezes, existe porque desconhece o meio, e apresentar ferramentas que podem incrementar as vendas, o CONEC colocou na grade de programação uma palestra para desvendar um pouco o tema.
A segunda vice-presidente do Sincor-SP, Simone Martins, foi a mediadora da palestra Canais eletrônicos: inovação & criatividade. Essa foi a primeira palestra da tarde, no auditório Empreender. Os Corretores lotaram o auditório para acompanhar as apresentações de Vlademir Bin, representante da Adlead Group, empresa especializada em Marketing Digital; Juliana Vasconcelos, do Google e Cláudia Farias, gerente de negócios do Facebook.
Mais uma vez os Corretores ouviram como é importante conhecer com intimidade seus clientes. Essa foi uma das frases mais ouvidas pelos profissionais que participaram da maratona de palestras que aconteceu no segundo dia do CONEC. Vlademir mostrou aos Corretores que muitas inovações estão em curso no universo da internet e que eles devem tirar proveito dessas transformações em seus negócios. É preciso ter estratégia, é importante definir como atingir seu público, destacou.
Ele apresentou números impressionantes da rede. Você sabia, por exemplo, que hoje 92% das pessoas têm email? E desse total, 72% utilizam a ferramenta várias vezes durante o dia? Bin lembrou que esse pode ser um instrumento importante a ser usado pelo Corretor para sempre estar em contato com seus clientes. Por conta disso, ele destacou ser fundamental o conhecimento que o Corretor tem da sua clientela.
E as redes sociais? Você acha que elas são apenas entretenimento? É melhor mudar sua visão sobre o assunto, pois o seu concorrente pode estar fazendo um melhor uso dessa ferramenta. Foi o que falou Cláudia Farias, gerente de negócios do Facebook. Segundo ela, o Facebook é uma das ferramentas mais eficientes do mundo. A forma de comunicação mudou. Na rede social, você vai estar entre as pessoas que o seu cliente mais gosta, decretou. Ela também falou da importância da segmentação para o Corretor. A página da empresa no Facebook deve ter uma conexão com o cliente, apontou. Nesse caso, não adianta o Corretor querer atingir todos os públicos, é preciso falar direto com quem lhe interessa.
Juliana Vasconcelos falou em nome do Google, uma das marcas mais reconhecidas no mundo. Segundo ela, o consumidor mudou e a internet também. Hoje, 51% dos consumidores pesquisam na internet sobre produtos, sentencia. Ela disse ainda que 120 milhões de brasileiros têm acesso a internet e 59 milhões têm smartphone. a procura por um Seguro mudou: 40% acontece primeiro na internet. O consumidor pesquisa preço, compara serviços., disse.
Ela fez a demonstração de ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo Google que ajudam a aproximar os clientes. O hangout é uma ferramenta gratuita que permite ao Corretor, por exemplo, marcar uma conversa com seus clientes de diversos lugares para esclarecer dúvidas ou mesmo, apresentar produtos, exemplifica.
E você? Já conhece o universo dos seus clientes? Já tem sua página na internet? Já criou o perfil de sua empresa no Facebook? Pense. Seu concorrente já pode ter feito isso.
Fonte: CQCS