Vendas do comércio crescem 0,6% em novembro
As vendas do comércio cresceram 0,6% em novembro, na comparação com outubro, com impacto menor da Black Friday e com os supermercados como principal destaque no mês, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado de outubro foi revisado de queda de 0,1% para alta de 0,2%. Com isso, o setor registrou a segunda alta mensal seguida, após duas quedas fortes consecutivas.
Com o avanço registrado em novembro, o varejo brasileiro encontra-se 1,2% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas 5,1% abaixo do nível recorde de vendas alcançado em novembro de 2020. Na comparação com novembro de 2020, houve queda de 4,2%, a quarta taxa negativa consecutiva.
No acumulado no ano, o varejo tem alta de 1,9%. No acumulado em 12 meses, desacelerou de 2,6% em outubro para 1,9% em novembro, sinalizando redução no ritmo das vendas e perda de dinamismo do setor.
Dos 10 segmentos pesquisados pelo IBGE, apenas 4 superam o patamar pré-pandemia.
A perda de dinamismo do setor ocorre em um contexto de perda do poder de compra das famílias e aumento do endividamento dos brasileiros.
Fonte: NULL