TRE proíbe depoimentos de Lula no horário eleitoral de Minas
Depois de a coligação de Hélio Costa (PMDB) pedir liminar contra a veiculação de depoimento do candidato ao Senado Aécio Neves (PSDB) no programa eleitoral do governador e candidato à reeleição Antônio Anastasia (PSDB), foi a vez da coligação do tucano pedir ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) a proibição da veiculação do depoimento do presidente Lula. No programa político do peemedebista que foi ao ar nesta terça-feira (24), o petista exaltava as realizações de Costa e Patrus Ananias (PT) como ministros e pedia votos para Fernando Pimentel (PT), candidato ao Senado, e para Dilma Roussef (PT), candidata à presidência.
Segundo decisão do TRE-MG, a coligação de Hélio Costa não pode retransmitir os depoimentos do presidente Lula no horário eleitoral gratuito. O juiz Octavio Augusto de Nigris Boccalini entendeu que as declarações do presidente Lula beneficiam o candidato ao governo, causando desequilíbrio no pleito e infringindo o art. 53-a da Lei nº 9.504/97.
A assessoria de imprensa do candidato Hélio Costa informou à reportagem do iG que o vídeo foi vetado apenas por trazer o pedido de voto para os candidatos petistas ao Senado e à Presidência e, por isso, irá refazer o depoimento de Lula para se adequar às exigências do TRE-MG.Já a liminar da coligação de Costa que proibia o uso de trechos de depoimentos do ex-governador Aécio Neves durante a propaganda eleitoral gratuita e nas inserções de Anastasia foi suspensa pela pelo TRE que entendeu que o depoimento de o ex-governador não configuraram autopromoção
Fonte: iG.Minas Gerais