EconomiaNotícias

Selic chega a 9,25% ao ano e há perspectivas de novas altas

Em decisão amplamente esperada pelo mercado na noite desta quarta-feira (8), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central optou por manter o plano de voo contratado na última reunião do colegiado e elevar a Selic para 9,25% ao ano – em uma nova alta de 1,5 ponto percentual.

No comunicado, o comitê também informou que contratou outro ajuste de mesma magnitude, o que elevaria a taxa básica de juros para 10,75% ao ano, na reunião de fevereiro do ano que vem.

O colegiado disse ainda que a decisão tomada hoje é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos-calendário de 2022 e 2023.

Destacando que isso deve ocorrer “sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços”. Mais uma vez, o Copom reforçou que, diante do aumento de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário “avance significativamente em território contracionista”. “O Comitê irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, reiteraram os dirigentes no comunicado.

Na avaliação do mercado, apesar de entender que as pressões inflacionárias devem persistir no ano que vem, a ideia de que uma subida mais forte dos juros poderia frear ainda mais a atividade econômica – que já se mostra bastante enfraquecida – vem tirando o ímpeto por acelerações mais agressivas da Selic em 2022 e dividindo os agentes financeiros sobre como deve ser a atuação do Banco Central no ano que vem.

Pela terceira semana consecutiva, economistas consultados pelo Banco Central preferiram manter a projeção de alta para a taxa básica de juros em 11,25% até o fim de 2022, segundo o último Relatório Focus. Ao mesmo tempo, passaram a projetar a Selic mais alta por mais tempo, com a expectativa de que esteja em 8% ao ano em 2023, ante projeção de 7,75% no levantamento anterior.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?