Seguradora líder no ramo de automóvel
De seguradora a administradora de recursos e financeira. O próximo grande passo da Porto Seguro S.A. deverá ser abrir um banco comercial, segundo o vice-presidente da holding, Casimiro Blanco Gómez, que não adiantou outras informações sobre o assunto. A novidade que pode ocorrer antes é uma oferta secundária de ações, a partir de agosto.
O gerente de Relações com Investidores (RI) da seguradora, Guido Lemos, explica que a oferta de ações seria uma outra etapa da abertura de capital da empresa (IPO), ocorrida em novembro de 2004. “Os minoritários, se houver interesse, podem vender as ações a partir de agosto deste ano, com preferência de compra para os controladores”, disse ontem, no Rio, em reunião para investidores, organizada pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec-Rio).
A possível realização dessa oferta estava entre as cláusulas do regulamento da abertura de capital da Porto Seguro, uma das maiores seguradoras do país. De acordo com o gerente de RI, a decisão, no entanto, não cabe à empresa e sim exclusiva dos acionistas minoritários. Caso ocorra a oferta, os controladores poderão optar por comprar as ações ou deixar que sejam oferecidas no mercado secundário. Guido Lemos estima que restem em torno de 10 milhões de ações com os minoritários, equivalentes hoje a cerca de R$ 350 milhões, segundo ele.
Fonte: Monitor Mercantil