Mercado de SegurosNotícias

Reclamações crescem com o setor

A expansão do mercado de seguros, principalmente dos massificados, que são vendidos em parceria com redes varejistas, pode ser notada também no aumento das reclamações de consumidores. Pesquisa realizada pela Fundação Procon-SP sobre a modalidade garantia estendida constatou que a maioria dos consumidores que contrataram esse serviço, mais de 70%, não foi informada de que se tratava de um seguro e acreditava que a extensão era do próprio fabricante.
Muitos profissionais liberais e aposentados também contratam o prestamista sem saber que para fazer uso desse seguro é preciso ter carteira de trabalho assinada por no mínimo um ano, diz Valéria Cunha, assistente de direção do Procon-SP.
“A informação é um direito básico do consumidor, mas esse é um mercado relativamente novo. A venda de seguro é feita pelo próprio vendedor da loja, que às vezes também não tem informação suficiente sobre o produto”, afirma Valéria.
Segundo Maria Helena Bidino, diretora de assuntos institucionais e de resseguro da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização, a entidade aprovou em 2009 um comitê de relações de consumo para averiguar esses problemas e implantar uma série de ações para reduzir o número de reclamações

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?