Mercado de Seguros

Questionário da Susep mede maturidade das empresas

Com o objetivo de apoiar as seguradoras na avaliação da aderência à Circular Susep 666 e no entendimento do nível de maturidade em práticas ESG, a nova edição da Newsletter ESG & Seguros apresenta a Planilha de Avaliação de Maturidade em ESG. A ferramenta está alinhada à Circular Susep nº666/2022 , e reúne 110 perguntas que ajudam as companhias a refletirem sobre seus processos e decisões sob a ótica ambiental, social e de governança.

Em entrevista ao CQCS, Valeria Chaves, fundadora da Tayeté Consultoria e criadora da Newsletter, destacou que a Circular formaliza a incorporação de fatores ESG — ambientais, sociais e de governança — na gestão estratégica, nos processos operacionais e também nos mecanismos de controle das empresas: “Além de governança, a Alta Administração, ela é corresponsável pela política de sustentabilidade. Quanto à cadeia de valor de uma seguradora, a norma pede que toda seguradora faça uma avaliação e monitoramento de seus parceiros com relação ao cumprimento de normas, legislação e boas práticas de ESG”, explica.

“A Circular é muito importante porque ela sai da abordagem ESG voluntária e passa a ser um elemento estrutural do compliance regulatório”, Valeria revela. Para alcançar a maturidade, são necessárias três etapas: governança, subscrição e mensuração.

A governança visa integrar efetivamente a sustentabilidade nas decisões do conselho, da alta gestão e nas metas da liderança. A subscrição enfrenta o desafio da baixa disponibilidade de dados confiáveis dos clientes, somada à ausência de metodologias consolidadas. Já a mensuração busca construir painéis com indicadores ESG consistentes e auditáveis. Isso exige investimento em tecnologia, capacitação das equipes e integração entre as áreas das seguradoras.

“Os consumidores também estão cada vez mais atentos ao papel das empresas diante desses desafios ambientais e sociais. Então, a ausência de uma agenda ESG clara e efetivamente ativa, pode prejudicar a imagem de uma instituição, aumentando o risco reputacional”, pontuou.

Na ferramenta, os níveis de maturidade são divididos entre: Inicial, Emergente, Intermediário, Avançado e Líder em Sustentabilidade. A planilha, no entanto, não tem a finalidade de validar a estratégia de sustentabilidade de uma seguradora, mas sim de apoiar o entendimento interno sobre o estágio atual da empresa em relação à temática ESG.

Para ter acesso, entre no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebOg7NvRQ6J85zyczGK9sZ-_7IUV5HMqlFQhxBVuSa73N5Ng/viewform

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?