Presidente da Sou Segura aponta desafios e oportunidades para as mulheres
Em evento realizado pelo Sincor-RJ em celebração ao “Dia Internacional da Mulher”, a presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira, apresentou palestra sobre o tema “Desafios e Conquistas: a Mulher no Mercado de Seguros”. Na ocasião, ela destacou, entre outros pontos relevantes, a importância de se reduzir o gap salarial entre homens e mulheres e de se ter maior presença feminina nos postos de lideranças das empresas. “Em geral, as mulheres têm um grau de instrução mais elevado. Mas, nos cargos de liderança, o percentual da presença da mulher vai se reduzindo nos postos mais altos. Além disso, o gap salarial chega a 20%. Esse é um problema mundial. O país com a menor diferença é a Islândia, onde o percentual é de 10%”, frisou a presidente da Sou Segura, acrescentando que, em média, nos Conselhos das empresas, os homens são 81% dos integrantes.
Liliana Caldeira citou estudo recente que aponta o possível impacto da maior presença das mulheres em postos de comando. “O levantamento indica que as mulheres podem turbinar a economia, contribuindo para um aumento médio de 20% do PIB global na próxima década”, salientou.
Ela lembrou ainda que a 4ª edição do “Estudo da Mulher no Mercado de Seguros”, realizada pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) em 2022, indicou que 55% dos profissionais do setor são mulheres. Contudo, nos cargos de liderança, 66% dos ocupantes são homens. “Essa diferença era ainda maior há 10 anos, quando havia 4 homens para cada mulher nos cargos executivos”, pontuou a presidente da Sou Segura.
O evento foi aberto pelo presidente do Sincor-RJ, Ricardo Garrido, que também ressaltou a relevância da contribuição feminina para o desenvolvimento do mercado de seguros. “O Sindicato realiza todos os anos esta homenagem para as mulheres e queremos maior participação das corretoras de seguros na entidade. A gente precisa estar mais próximos. O Sincor é a extensão da voz da mulher”, acentuou.
Fonte: Sou Segura