Mercado de SegurosNotícias

Planos de saúde podem aumentar

O aumento no movimento dos hospitais por causa da gripe suína está impactando nos custos das operadoras de planos de saúde.O crescimento provocado tanto por pessoas infectadas quanto por aqueles que correm para as unidades particulares com sintomas parecidos chega a 20% no volume de consultas e exames.
Empresas já fazem os cálculos e têm a intenção de repassar os gastos para os clientes. No Copa D”Or, o maior aumento foi no atendimento a crianças: 68% em julho. O crescimento na procura também ocorreu nas unidades da Barra (25%) e São Cristóvão (50%).
A Amil tem no momento 15 clientes internados. Segundo o diretor Antonio JorgeKropf,uma internação em UTI chega a R$12 mil por dia. A Unimed-Rio registrou aumento de 20% no uso do plano, mas principalmente em consultas e exames, como hemograma ou chapa de tórax.
maior uso pelos planos foi confirmado pela Federação Nacional de Saúde Suplementar, que não calculou o impacto nos custos. O presidente da Abremge, Arlindo Almeida, que representa as empresas de medicina de grupo, disse que é cedo para falar em reajuste, mas admite que, se a situação sair do controle nos próximos meses, pode haver repasse.
Em nota, a Agência Nacional de Saúde Suplementar disse que o reajuste dos planos individuais se baseia, entre outros fatores, “na variação relativa à oferta e utilização de procedimentos e eventos em saúde que fujam da curva histórica”. O percentual só será calculado no ano que vem. Já nos planos coletivos, aumento depende de cada contrato.

Fonte: CQCS

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?