Pesquisa: 60% dos estagiários não se sentem prontos para o mercado de trabalho
Seis em cada 10 estagiários não se sentem prontos para o mercado de trabalho. É o que mostra levantamento feito pela Companhia de Estágios. Segundo a pesquisa, 40% dizem que precisam adquirir mais experiência profissional e 20% alegam que é preciso melhorar o currículo e se tornar mais competitivos.
Por outro lado, 25% acreditam que a formação é o suficiente para conquistar uma vaga e 15% se sentem preparados para uma vaga efetiva após terem feito estágio.
Segundo o levantamento, 33,4% dos universitários estão à procura de uma oportunidade de estágio. Outros 20,6% estão estagiando, 17,3% já estão no trabalho formal e 13,3% estão em busca de qualquer oportunidade.
Houve aumento no percentual de alunos participantes da pesquisa que estão em universidades públicas. Enquanto no ano passado eram 26,6%, neste ano o percentual foi de 45,1%.
Além disso, a maioria dos entrevistados está em cursos de humanas e sociais (43,1%) e exatas (41,5%). Apenas 15,4% fazem graduações relacionadas às áreas biológicas.
A pesquisa mostra que a vocação perdeu relevância como principal motivação dos estudantes na hora de escolher a graduação. A oportunidade no mercado de trabalho (remuneração e chance de crescimento) ganhou importância, sinal de que os jovens estão mais pragmáticos ao analisar o futuro da carreira.
A vocação vem caindo desde 2019, quando correspondia a 62% da preferência. No ano passado passou para 58% e neste ano caiu para 52%.
Já o mercado de trabalho vem ganhando força. Saiu de 32% da preferência em 2019, subiu para 36% em 2020 e agora está em 39%. Outro dado que a pesquisa traz é que 41,5% dos estudantes conseguiram a oportunidade de estágio em que estão através de sites de recrutamento, enquanto 23% conquistaram a vaga por meio de indicação.
Fonte: NULL