Para Telefônica, setor é um monopólio social
São Paulo, 18 de Outubro de 2006 – As concessionárias de telefonia estão começando a defender que o monopólio que caracteriza suas atuações merece uma segunda leitura – em cada região, uma operadora domina a oferta dos serviços.
“Se a maior parte dos clientes não consome o suficiente para garantir rentabilidade à concessionária e por isso não atrai outro prestador de serviço, então não se pode criticar o monopólio das teles, e sim enxergá-lo com uma função social”, afirma o presidente da Telefônica, Fernando Xavier Ferreira.A questão passou à pauta do dia com a recente compra da operadora de TV por assinatura Vivax pela Net e a disputa pela oferta “triple play” – voz, dados e televisão por assinatura – com as telefônicas.
As teles não têm impedimento regulatório para oferecer TV por assinatura, diz o executivo, contrariando argumentos da Net. “Estamos impedidos de ter a rede física de cabos. “Mas uma coisa é ter serviço para oferecer e outra é fazer o investimento na infra-estrutura”, diz Ferreira.
Pagina C-1 (Gazeta Mercantil/1ª Página – Pág. 1)(Thaís Costa)
Fonte: Gazeta Mercantil