Mulher, o que você fez até agora? O tempo voa e o planejamento é a alma do negócio
Pare um pouquinho, olhe o calendário: já passou o primeiro trimestre. Parece loucura, mas o tempo passa cada vez mais rápido e, por isso, não notamos o quanto estamos atropelando as atividades e deixando o mais importante de lado: o planejamento.
Mas vamos falar de planejamento agora, depois de três meses do início do ano? Claro que sim, porque eu aposto que você não parou para fazer isso ou, se parou, não conseguiu colocar em prática.
Já parou para pensar aonde você quer chegar?
Essa é uma pergunta clichê naqueles testes de recursos humanos, mas é de suma importância saber para onde está indo.
Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire a Alice:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.
Quando colocamos nossos planos no papel, temos uma visão ampla de onde queremos chegar e assim os sonhos ganham vida.
Por isso, quando precisar tomar alguma decisão, analisar um acontecimento, é necessário pensar: isso que está acontecendo me afasta ou me aproxima dos meus planos? É desta forma que você conseguirá manter o foco.
Ou será que você vive constantemente aquele samba do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”? Porque é assim que você percebe que o tempo, a falta de determinação e outras atividades do dia a dia impediram de desenhar um plano para sua empresa e até mesmo para sua vida pessoal.
Mas como fazer um planejamento de forma clara e concisa?
O primeiro passo é estabelecer meta, objetivo e sonhos. Meta é algo mais fácil de alcançar, objetivo é aquilo que é mais custoso e o sonho é o que parece inatingível.
Então agora escreva em um caderno, no arquivo do computador ou em um aplicativo do celular esses três itens, mas que esteja em um lugar de fácil acesso para que veja sempre.
Agora relacionarei ferramentas que lhe ajudarão a traçar seus planos e analisar os próximos passos daquilo que deseja. São meios fáceis que esclarecerão como e de que forma você quer alcançar suas metas, objetivos e sonhos.
1 – Plano 5W2H
Consiste em questões que compõem o plano de ação: What? Why? Who? Where? When? How? How Much? (O que? Por quê? Quem? Onde? Quando? Como? Quanto?).

O principal objetivo dessa ferramenta é definir tarefas e acompanhá-las de forma mais visual, ágil e simples. É utilizado para desenvolvimento de novos produtos, abertura de novas franquias, expansão em novos mercados, análise de concorrência. Um ponto importante do meu plano de ação ao escrever é deixar claro a importância do que vai ser discutido.
Uma das facilidades dessa ferramenta é a sua forma de automatização. Por meio de uma planilha do Excel ou uma tabela inserida em um documento no Word qualquer pessoa consegue usufruir desta metodologia.
2 – Ciclo PDCA – Plan / Do / Check / Action
Um método utilizado para resolver problemas e implementar mudanças e que ajuda na melhora contínua dos processos, produtos e serviços.
É o planejar, executar, verificar e agir. Um ciclo de ações que facilita a tomada de decisão, reduz falhas e desperdícios, traz aprendizado contínuo e implementa padrões.

O Planejar é a etapa mais importante porque é onde se identifica o problema, suas características e se investiga de onde vem. Depois disso, o próximo passo é elaborar o plano de ação com foco e clareza para que seja capaz de resolver o problema.
Execute o que planejou, com riqueza de detalhes. Se depender de uma equipe, treine cada um dos envolvidos e mostre os benefícios de colocar em prática essa ação.
A terceira fase consiste em analisar o plano executado para identificar o que deu errado e o que funcionou durante a execução, coletando dados e verificando as atividades planejadas, se foram realmente colocadas em prática.
E, por fim, agir com a correção, inserindo padrões e implementação de soluções, com tudo documentado para evitar que o mesmo problema aconteça novamente.
3 – Análise SWOT
Ferramenta estratégica para analisar fatores internos e externos inerentes a uma empresa. As letras significam Strengths (pontos fortes), Weaknesses (Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades), Threats (Ameaças).
Representados pelas letras “S” e “W”, esta parte da análise indica o levantamento dos pontos fortes, do que tem de melhor, e fracos internos, o que ainda precisa ser melhorado, de sua organização. Essa fase pode ser chamada também de “Etapa do Autoconhecimento”.
As letras “O” e “T” se referem a uma avaliação de oportunidades e ameaças encontradas no ambiente externo. Novas oportunidades surgem todos os dias, mas algumas podem ser mais uma perda de tempo. Aqui vale uma análise mais minuciosa.
Utilizar a SWOT no planejamento da empresa pode ajudar na tomada de decisão, pois a ferramenta traz informações importantes do negócio.
Agora a decisão é sua. Você pode fazer o seu ano de oportunidades e de crescimento extraordinário, ou somente de caminhada.
O que você quer viver? Planeje!