IRB terá nova estratégia para enfrentar a concorrência
Será bem abrangente a proposta de redefinição do modelo operacional e da gestão estratégica do IRB Brasil Re, que a empresa de consultoria selecionada em licitação pública, no dia 12 de julho, irá apresentar.
A resseguradora ganhará, por exemplo, uma nova unidade de análise e gestão de risco, tendo como parâmetro de comparação os maiores resseguradores internacionais.
A empresa vencedora da licitação terá que apresentar um diagnóstico que objetiva redefinir a estratégia do IRB com base em tendências da economia do próprio setor de resseguro e dos indicadores de referência internacional da atividade de resseguros.
Esse diagnóstico vai conter uma análise do mercado ressegurador internacional; e a proposta de planejamento estratégico, visando a implantar um modelo operacional e um plano de gestão. A empresa de consultoria deverá também alinhar e criar sinergias entre o modelo operacional, o plano de gestão e o orçamento da resseguradora.
Será feito ainda um diagnóstico do perfil e principais necessidades dos clientes atuais e do relacionamento com os parceiros do IRB, além da identificação dos maiores concorrentes, diagnóstico de seus perfis e posicionamento competitivo, identificando as principais ameaças.
O IRB terá em mãos também uma análise do ambiente externo, com entendimento de suas implicações nas diferentes linhas de atuação, atuais e potenciais.
Por fim, a empresa vencedora deverá apresentar uma proposta de reestruturação organizacional do IRB, com definição dos focos negocial e operacional, bem como a abrangência territorial das atividades da resseguradora brasileira.
Segundo o edital, no caso de consórcio entre empresas nacionais e estrangeiras a liderança caberá, obrigatoriamente, à empresa brasileira.
Além disso, será exigido um seguro garantia ou fiança bancária como cobertura do não cumprimento das cláusulas e condições contratuais. Essa garantia deverá, obrigatoriamente, ser de, no mínimo, 5% do valor total do contrato.
Fonte: CQCS