Instituto Tomie Ohtake traz ao Brasil, em parceria com a Fundação Mapfre, a mostra espanho
A Fundação Mapfre e o Instituto Tomie Ohtake trazem ao Brasil Os Cinéticos, uma das maiores exposições de arte contemporânea. Organizada pelo Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, de Madri (MNCARS), onde foi exibida de maio a setembro, a mostra tem como curador Osbel Suárez e conta com cerca de 80 peças do MNCARS, de museus europeus e da América Latina.
A obra, que será apresentada pela primeira vez no país a partir da próxima semana na sede do Tomie Ohtake, revê o alcance do significado do cinetismo na América Latina, conferindo ao movimento uma proposição específica no panorama geral da arte moderna. Além disso, a exposição sugere e propõe uma ampla visão desta corrente em vários momentos da história e das vanguardas, como o futurismo, o concretismo, o dadaísmo e o surrealismo.
A Fundação Mapfre promoverá durante a mostra oficinas com as crianças da Rede Estadual de ensino de São Paulo, que estão envolvidas no projeto Segurança Viária é Vital. O objetivo da ação é disseminar ainda mais os valores da arte e cultura e sua importância para a sociedade, além de transmitir aos estudantes as normas de educação viária e a importância de medidas que podem reduzir os acidentes nas ruas e estradas do país, e que incentiva os alunos a implantarem melhorias nas vias de circulação, tornando-as mais seguras.
Os Cinéticos tem como ponto central a grande influência da física na vida cotidiana, tendo como foco a questão do movimento. Ao mesmo tempo, leva em conta os objetos que começam a participar do universo e que, por meios elétricos e mecânicos, tornaram-se os próprios componentes desta nova dinâmica.
O evento é uma oportunidade especial para o público acompanhar uma das principais exposições da atualidade sobre a técnica e a grande importância dos movimentos na vida cotidiana, comenta o presidente da Fundação Mapfre, Antonio Cássio dos Santos.
Ainda segundo o executivo, o investimento da empresa em prol da cultura já é habitual na Espanha, país sede da companhia, que sente-se orgulhosa de poder patrocinar um projeto de tamanha singularidade, sabendo que sua realização irá contribuir para a difusão da arte e da cultura em nosso Território. A preocupação social é uma constante dentro da companhia e a instituição acredita que apresentações como essa contribua para a cultura e formação dos cidadãos, ajudando, dessa forma, na construção de uma sociedade melhor, conclui.
Os Cinéticos será apresentado de 14 de novembro a 10 de fevereiro, no Instituto Tomie Ohtake (Espaço Contemporâneo de Arte Nacional e Internacional), localizado à avenida Faria Lima, 201 Pinheiros São Paulo. O evento também conta com o apoio da Telefónica e com a colaboração da Seacex (Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior), órgão do governo espanhol.
Fonte: CQCS