Grupo de trabalho vai fomentar iniciativas de gênero no contexto climático
O Ministério das Mulheres instituiu o Grupo de Trabalho Mulheres na COP 30 por meio da Portaria 61/25. O colegiado irá debater, formular, coordenar e elaborar estratégias técnicas e políticas de gênero no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a COP 30, que acontecerá em novembro em Belém do Pará (PA).
O relatório final do grupo será encaminhado para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, com um repertório de atividades específicas para as mulheres brasileiras na conferência. “De maneira geral, o Ministério das Mulheres pretende reunir o Estado e a sociedade civil para refletirem sobre estratégias mais eficientes de participação e de empoderamento das mulheres nas posições de lideranças no combate às mudanças climáticas, além de mecanismos que possam assegurar a sobrevivência física e cultural dos grupos de mulheres que vêm sendo gravemente afetados pelos transtornos ocasionados pela crise climática”, pontuou a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Fátima Cleide.
O colegiado terá duração de 180 dias e poderá ser prorrogado por ato da ministra. Entre as atividades do grupo estão:
– Formular e desenvolver ações estratégicas que viabilizem a participação das mulheres em sua diversidade na COP 30;
– Articular ações junto a parceiros nacionais e internacionais para viabilizar a participação de grupos de mulheres na COP 30;
– Desenvolver ações de escuta com as diversas iniciativas existentes de defensoras climáticas e ambientais para exposição dos trabalhos das mulheres;
– Coordenar a organização do Pavilhão das Mulheres durantes os dias de realização da COP 30;
– Coordenar os eventos paralelos que serão realizados no pavilhão das mulheres durante a COP 30; e
– Organizar a exposição sobre o Planeta Fêmea.
O grupo será coordenado pela conselheira diretora da Themis: Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Denise Dourado Dora, e conta com a secretária Nacional Fátima Cleide e com a assessora do Gabinete Ministerial Maria Jocicleide de Aguiar.
A comissão poderá convidar especialistas e representantes de outros órgãos e entidades, públicos e privados, para participar de suas reuniões.
Mulheres e mudanças climáticas
O Ministério das Mulheres participa do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) relacionado à Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e da Estratégia e Plano de Ação Nacionais para a Biodiversidade (EPAN).
Por meio do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero (OBIG), a pasta está se organizando para disponibilizar dados atualizados sobre gênero, meio ambiente e mudanças climáticas para auxiliar no planejamento de ações participativas junto à sociedade brasileira e aos governos locais.
Além disso, o Ministério das Mulheres realizou os seminários “Meninas e Mulheres no Protagonismo da Justiça Climática”, mulheres plurais e de diferentes territorialidades debateram sobre o tema para que sejam produzidos insumos que servirão para construção dos posicionamentos estratégicos da pasta na agenda climática.
Fonte: Gov.br