Governo estuda nova garantia envolvendo bancos e seguradoras
O Valor Econômico informa que o governo está próximo de concluir o desenho de um mecanismo de garantia de crédito ligado a operações de hedge cambial de longo prazo a ser fornecido por seguradoras e por bancos.
De acordo com o jornal, a medida é tratada no âmbito da Iniciativa Mercado de Capitais (IMK), que envolve também atores do setor privado, e visa remover um dos entraves para o desenvolvimento de proteção às variações de preços de moeda ligadas a operações de financiamento à infraestrutura, que têm um horizonte de prazo elevado.
Ainda segundo o Valor, a ideia de viabilizar um mecanismo de garantia de crédito por meio de bancos e seguradoras seria um passo para destravar o hedge porque mitigaria um dos riscos envolvidos nessas operações: a solvência do fornecedor do hedge.
“Mesmo quando há oferta de proteção por instituições financeiras, o investidor estrangeiro tem receio porque as operações envolvem muito dinheiro e há risco de o fornecedor do hedge não ter condições de arcar com o compromisso”, escreveu o jornalista Fabio Graner, que assina a matéria.
Fonte: NULL