Fazenda vê PIB de 0,5%
O governo reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil de 1% para 0,5% este ano. A inflação acumulada em 2017 é projetada em 4,3% e a taxa de câmbio, ao fim do ano, em R$ 3,30 por dólar. Os novos parâmetros foram divulgados ontem pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Fábio Kanczuk.
Segundo ele, o índice de 0,5% de crescimento “não é exuberante”, porque é uma média anual comparada com a média do ano anterior. Contudo, Kanczuk garantiu que o desempenho dos trimestres isolados de 2017 será melhor. O secretário projetou que o crescimento do PIB, no último trimestre deste ano, em relação ao último de 2016, será de 2,7%.
“No quarto trimestre do ano passado, a economia perdeu velocidade, mas ela será retomada mais adiante. Agora, o crescimento é mais robusto porque o endividamento das famílias e das empresas teve uma queda brusca no fim do ano passado”, explicou. “O cenário de 2,7% de crescimento no fim de 2017 é mais importante que o de 0,5% do ano inteiro.”
Para a Fazenda, o endividamento das famílias e das empresas foi preponderante para a recessão. “Não houve nada do mundo prejudicando ou ajudando nossa economia. A política monetária teve algum efeito, retirando a inflação, mas o principal foi o impacto do crédito”, disse.
Fonte: correio brasiliense