Executiva brasileira participa de evento nos EUA
Patricia Fumagalli, vice-presidente de Tech e Digital da Alper Seguros, é uma das palestrantes do South by Southwest (SXSW) 2025, um dos maiores festivais de inovação, tecnologia e criatividade do mundo. O evento acontece até 15 de março, em Austin, Texas, e reúne especialistas globais para discutir tendências e transformações tecnológicas.
A executiva participará do painel “The Future of Work in the Brazilia Hood: Technology, Inclusion and Revolution of Opportunities” (“O Futuro do Trabalho nas Periferias Brasileiras: Tecnologia, Inclusão e Revolução de Oportunidades”), que ocorrerá no dia 11 de março, das 11h30 às 12h30, no Sunset Room. O debate integra a programação do São Paulo House, espaço organizado pelo Governo do Estado de São Paulo dentro do festival, com curadoria da Gerando Falcões, ONG que atua no desenvolvimento social de favelas brasileiras.
A iniciativa busca aproximar startups, empresas e investidores internacionais de soluções inovadoras criadas nas periferias do Brasil. O painel também contará com a participação de Michelle Schneider, professora convidada da SingularityU Brazil e Top Voice do LinkedIn, e Otacílio do Nascimento, diretor executivo da Fundação Toyota do Brasil.
Tecnologia e impacto social
Liderando a transformação digital no setor de seguros à frente da AlperTech, divisão de tecnologia da Alper Seguros, Patricia Fumagalli também tem forte atuação em projetos sociais voltados para educação. Atualmente, preside o Conselho Consultivo da Academia de Líderes Ubuntu Brasil e integra o Conselho Curador da Fundação Heydenreich.
“A minha participação no SXSW 2025 é um reflexo do meu compromisso contínuo em promover a inovação tecnológica de forma responsável. Acredito firmemente que a tecnologia tem o poder de criar oportunidades inclusivas e democratizar o acesso ao mercado de trabalho. A integração da inovação com a responsabilidade social é um valor que carrego tanto na minha trajetória profissional quanto na minha missão pessoal de impactar positivamente a sociedade”, afirma Fumagalli.
O painel faz parte do Favela Valley, iniciativa da Gerando Falcões que visa transformar favelas em pólos de inovação e tecnologia. Segundo Edu Lyra, fundador da ONG, “estamos aproveitando o espaço entre empresas e marcas para pautar a transformação social”. A organização aposta na educação tecnológica como ferramenta para criar oportunidades econômicas em comunidades vulneráveis.
Com a presença de especialistas em tecnologia, inovação e impacto social, o painel reforça o potencial das periferias brasileiras na construção de um futuro do trabalho mais inclusivo e conectado às novas tendências globais.
Fonte: CQCS