Dólar opera em queda de olho no exterior
O dólar opera em queda nesta sexta-feira (23), ainda reagindo à perspectiva de maior gradualismo na política monetária norte-americana, que continuava alimentando apetite por risco. A alta nos preços do petróleo no exterior também contribuía para o recuo da moeda norte-americana.
Às10h29, a moeda norte-americana caía 0,14%, vendida a R$ 3,2213.
Na véspera, o dólar fechou em alta de 0,45%, vendido a R$ 3,2258.
Cenário local e externo
A queda ocorre ainda como reflexo da indicação do banco central norte-americano de maior gradualismo em sua política monetária. O Fed decidiu na quarta-feira manter as taxas de juros do país entre 0,25% e 0,5%, apontando para uma maior probabilidade de uma alta em dezembro.
Juros mais altos nos Estados Unidos tendem a atrair para o país recursos aplicados em outros mercados, como o Brasil, motivando assim uma tendência de alta do dólar em relação ao real. Por isso, sinalizações de que o aumento não deve acontecer no curto prazo tendem a reforçar movimentos de queda do dólar.
Internamente, o mercado cambial também tem estado mais otimista com a aprovação de medidas de ajuste fiscal no Congresso, depois de declarações firmes de integrantes do governo nesse sentido. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vem se repetindo em defesa das reformas, assim como o presidente Michel Temer.
Atuação do BC
O Banco Central realiza nesta manhã leilão de swap cambial reverso, equivalente à compra futura de dólares, com oferta de até 5 mil contratos. Na oferta desta manhã, o BC colocará apenas três vencimentos, diferentemente do que vinha fazendo até a véspera, quando ofertou swaps para outubro.
Fonte: G1