Mercado de SegurosNotícias

Dilma diz que Palocci está dando explicações; teme “politização”

A presidente Dilma Rousseff fez uma defesa cautelosa de Antonio Palocci (Casa Civil) nesta quinta-feira, na primeira manifestação pública explícita desde que vieram à tona informações sobre o aumento patrimonial de seu principal auxiliar político. Ela criticou a “politização” do caso e disse que o ministro está dando todas as explicações necessárias.
Dilma tomou a iniciativa de falar a jornalistas após evento no Palácio do Planalto, no qual Palocci esteve ao seu lado.
“Quero assegurar a vocês que o ministro Palocci está dando todas as explicações para os órgãos de controle”, disse Dilma a jornalistas após a cerimônia.
A declaração, depois de dias de silêncio de ambos sobre o caso, ocorre diante do acirramento do embate político em torno do caso. A oposição vem tentando convocar Palocci para explicar seu aumento patrimonial entre 2006 e 2010 no Congresso.
“Espero que esta seja uma questão que não seja politizada, como foi o caso do que aconteceu ontem, o caso lastimável, que é aquela questão da devolução dos impostos da empresa WTorre.”
Na véspera, a liderança do PSDB na Câmara dos Deputados levantou a suspeita de que pagamentos da Receita Federal à empresa WTorre estariam relacionados a serviços de consultoria prestados por Palocci, o que foi negado tanto pela empresa como pela Receita.
“Quero reiterar que o ministro Palocci dará todas as explicações para os órgãos de controle… inclusive para o Ministério Público será dado nos próximos dias”, disse a presidente.
Palocci deve apresentar seus esclarecimentos à Procuradoria-Geral da República (PGR), o que ainda não tem data para ocorrer.
A manifestação de Dilma coincide com uma articulação intensa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que manteve esta semana reuniões em Brasília com aliados, ministros e a própria presidente.
Lula cobrou união dos senadores petistas e maior empenho na defesa de Palocci, aconselhou também um aumento na exposição de Dilma.
Palocci, que se mantém afastado da mídia desde a publicação das informações, não falou com jornalistas.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?