Consumo compartilhado atrai cada vez mais brasileiros
O consumo compartilhado de bens e serviços atrai cada vez mais brasileiros, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
O levantamento realizado em todas as capitais revelou que, em um ano, aumentou de 68% para 81% o número de brasileiros que estão dispostos a adotar mais práticas de consumo colaborativo no dia a dia nos próximos dois anos.
No geral, 74% das pessoas ouvidas já utilizaram ao menos uma vez, ainda que sem frequência definida, alguma modalidade de consumo colaborativo.
A prática é impulsionada, principalmente, pelas novas tecnologias. Para 85%, a internet e as redes sociais contribuem para o desenvolvimento de confiança entre os envolvidos nesse tipo de prática.
Caronas, aluguel de residências e compartilhamento de roupas são modalidades mais usadas.
De acordo com a pesquisa, as modalidades de consumo colaborativo com maior potencial de utilização são o coworking (61%), o aluguel ou troca de brinquedos (59%) e a hospedagem de animais de estimação na casa de terceiros (59%).
Entre os que já são adeptos de alguma prática, as mais comuns são as caronas para ir ao trabalho, faculdade, passeios ou viagem (42%), o aluguel de residências para curtas temporadas (38%), além do compartilhamento e da locação de roupas (33%).
Fonte: NULL