Adiado lançamento do guia sobre candidaturas de mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados adiou, sem definir nova data, o lançamento do “Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres” inicialmente previsto para esta quarta-feira (10).
O guia foi elaborado em linguagem simples e feito em formato acessível com a intenção de ajudar mais mulheres a entrarem na política e ocuparem espaços de poder. A publicação traz conteúdos que vão auxiliar as mulheres candidatas a conhecer seus direitos, saber as regras corretas para prestar contas, arrecadar verbas, receber recursos partidários, lutar pelo horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, entre outros pontos.
O guia destaca que, apesar de tantas conquistas, as mulheres ainda ocupam pouco mais de 17% das cadeiras parlamentares no Brasil na Câmara dos Deputados e nas assembleias legislativas.
Ministras, governadoras, prefeitas e vereadoras ainda são minoria, apesar de mais de 52% da população brasileira e 44% dos filiados serem mulheres.
Tais números deixam o Brasil na 132ª posição entre 193 países segundo o ranking da União Inter-Parlamentar.
Importante lembrar que nem todos esses países são democráticos ou têm parlamentos funcionando
Em 2020 foi lançada a primeira edição da Guia Acessível para a Candidatura das Mulheres, com a pretensão de dar visibilidade às mulheres que se expressam por meio da escrita e das imagens. Há o entendimento de que é necessário conquistar esse espaço da linguagem, que também é um espaço de poder.
Fonte: NULL