Mercado de SegurosNotícias

Brasil e Peru estão perto do investment grade da S&P

MIAMI (Reuters) – A decisão da Fitch em dar ao Peru o grau de investimento na última semana deixou os investidores imaginando qual será o próximo passo da rival Standard & Poor´s, que tem o Peru e o Brasil a um passo do desejado ranking de crédito.
Em uma entrevista à Reuters, as diretoras do S&P Jane Eddy e Lisa Schineller sinalizaram que ambos os países estão muito próximos de conseguir uma elevação da nota. Mas elas afirmaram que o Brasil, assim como a Colômbia, está mais bem posicionado do que o Peru na escalada pelo grau de investimento.
“Quem vai conseguir primeiro eu acho que é uma questão, mas eu acho que provavelmente a Colômbia e o Brasil possuem uma capacidade maior para continuar a escalada”, disse Eddy em entrevista na reunião anual do Banco Inter-americano Desenvolvimento, encerrada em Miami na terça-feira.
“A menos que haja uma grande mudança da dinâmica social e política do Peru, ele irá subir mas não deverá ter tanta mobilidade”, disse ela.
O Brasil, por outro lado, possui instituições fortes, crescimento sustentado no consumo interno, e uma economia mais estável que permitiu o desenvolvimento dos seus mercados de capital, disse Schineller, a principal analista do S&P para o país.
As estruturas institucionais mais desenvolvidas do Brasil asseguram que a economia não irá se desviar de seu curso positivo, ainda que o progresso seja frequentemente mais lento do que críticos gostariam de ver, afirmou.
“A imprensa, a oposição, economistas independentes, eles meio que mantém o grande barco se movimentando vagarosamente na direção certa”, afirmou Schineller.
Ela disse que a S&P não está esperando por “uma coisa” para elevar a nota do Brasil. “Estamos observando sinais verdadeiramente contínuos de política, um equilíbrio que nós continuaremos a ver, um senso de resistência da economia brasileira.”
As notas de Brasil e Peru pela S&P são “BB+”, apenas a um passo do grau de investimento, ambos com perspectivas positivas.
Na última semana, a Fitch Ratings elevou a nota do Peru para “BBB-“, ressaltando o excelente desempenho econômico do país nos últimos anos e o gerenciamento de sua dívida”.

Fonte: UOL Economia

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?