Covid longa pode causar diabetes e hipertensão
As pessoas que tiveram covid-19 estão mais propensas a serem hospitalizadas ou desenvolverem diabetes ou hipertensão nos meses após a doença, uma indicação da gravidade da chamada covid longa, de acordo com um estudo da maior seguradora de saúde da África do Sul.
Os membros da Discovery Health, monitorados por cerca de um ano após contrair a covid-19, eram mais propensos a procurar atendimento para as duas doenças crônicas, disse Shirley Collie, analista-chefe de saúde do Discovery.
O risco de internação, por qualquer motivo, aumentou de 10% para 20%, disse ela. Ainda assim, o risco de morrer não é maior. A Discovery tem cerca de 3,7 milhões de membros. ‘Não observamos nenhum risco aumentado de mortalidade para a população recuperada’, disse ela. ‘Isso é muito confortável. Ainda assim, outras coisas que estamos observando nos dados é esse risco aumentado para diabetes, bem como um diagnóstico de hipertensão. Então, isso é bastante em termos de risco aumentado, disse ela.
Cientistas de todo o mundo têm lutado para entender a covid há muito tempo, onde muitos dos que tiveram infecções leves apresentam uma série de sintomas por muitos meses após a doença. Um em cada cinco americanos teve problemas de saúde persistentes do covid-19 após o primeiro teste positivo, de acordo com um relatório publicado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) no mês passado.
Dados de uma pesquisa com 7.000 membros da Discovery que se recuperaram da covid-19 mostraram: – Um risco 1,38 vezes maior de desenvolver diabetes dentro de dois a 12 meses após a recuperação do Covid-19; – Um risco 1,11 vezes maior de desenvolver hipertensão nesse período; – Um risco de internação hospitalar 2,8 vezes maior no primeiro mês após a recuperação de uma infecção aguda por covid-19 e um risco 1,5 vezes maior dois a 12 meses após a recuperação; – 31% dos que se recuperaram da covid-19 sentiram dores de cabeça, 14% tiveram problemas para dormir e falta de ar, 12% relataram tontura, 11% falta de concentração e 10% dores musculares e articulares; – 43% relataram dificuldades na realização de atividades necessárias para a vida diária. 30% tiveram problemas de concentração, 20% de caminhada, 16% tiveram problemas de visão e dificuldades de audição, comunicação e autocuidado também foram relatados.
O estudo ainda avalia se o maior risco de diabetes e hipertensão é porque mais pessoas estão procurando atendimento e, portanto, mais propensas a serem diagnosticadas com as doenças, disse Collie. Sua equipe também considera se o tratamento com corticosteroides que algumas pessoas recebem na fase aguda da covid-19 pode influenciar os resultados.
O estudo ainda deve ser revisado por pares. Importância da vacinação A vacinação contra o covid-19 evita muitos dos problemas verificados no estado, disse Collie. Se você tomou uma vacina antes de sua infecção por covid-19, não vemos essa tendência de longo prazo , disse ela. Então, para as pessoas que não foram vacinadas no momento da infecção e posteriormente são vacinadas, notamos quase uma reversão da taxa populacional. Resultados preliminares mostram que a vacina contra covid-19 produzida pela Pfizer oferece proteção contra doenças graves das variantes recentemente descobertas. A África do Sul tem o maior número de casos e mortes de covid-19 registrados na África. Embora mais de 100 mil pessoas tenham morrido oficialmente da doença, o excesso de dados de mortes, uma medida de mortalidade em relação à média histórica, mostra que três vezes mais pessoas podem ter morrido do vírus.
Fonte: NULL