Venda de veículos cresceu 10,2% em janeiro
Com boa oferta de crédito para automóveis e caminhões, o mercado de veículos continuou em ritmo de crescimento no início do ano. O volume de licenciamentos no País somou 199,8 mil veículos, o melhor mês de janeiro desde 2015.
Isso representou um crescimento de 10,2% na comparação com janeiro do ano passado. Teríamos ultrapassado as 200 mil unidades não fosse o feriado de São Paulo, disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale.
Por outro lado, a exportação de veículos produzidos no Brasil tem sido afetada pela crise na Argentina desde o início do segundo semestre de 2018.
Os volumes embarcados têm caído mês a mês. O resultado de janeiro foi ainda mais desastroso. O Brasil enviou 25 mil veículos para o mercado externo, uma queda de 46% na comparação com janeiro de 2018. Metade desse volume seguiu para o mercado argentino.
A retração nas exportações se refletiu na produção das montadoras. Total de 196,7 mil veículos saíram das linhas de montagem brasileiras, um volume 10% menor na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Fonte: Valor
