Mulher

Veja quem é a 1ª negra a ingressar na ABL

Um marco histórico marca este “Julho das Pretas”: Ana  Maria  Gonçalves acaba de se tornar a primeira mulher negra a ingressar na centenária Academia Brasileira de Letras (ABL), 128 anos após sua fundação.

Na Sou Segura, encaramos esse marco como uma semente. Que cada menina negra saiba: existe uma cadeira na ABL , e no mundo, que pode ser sua.

E para elaborarmos esse entendimento profundo do valor que é a diversidade, precisamos compreender o que é — e qual a importância — do “Julho das Pretas”, que foi criado por organizações do movimento de mulheres negras.

O mês foi instituído em referência ao 25 de julho, “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, reconhecido pela ONU desde 1992.

No Brasil, essa data também homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de inteligência estratégica e liderança feminina negra.

Precisamos reconhecer que mulheres negras estão na base das estruturas que sustentam nossa sociedade, seja nos cuidados, no trabalho, nas comunidades, na educação ou na liderança e, ainda assim, são as mais afetadas pela desigualdade, pela desvalorização e pela invisibilidade institucional.

Acompanhe as redes sociais da Sou Segura e receba conteúdos educativos que vão te convidar a escutar com mais atenção, rever com mais coragem e agir com mais responsabilidade.

Fonte: Sou Segura

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?