Mercado de SegurosNotícias

USA: Republicanos ameaçam atrasar confirmação de hispânica

O presidente dos EUA, Barack Obama, está pressionando o Senado para que a indicação de Sonia Sotomayor como a primeira hispânica a ocupar uma das vagas da Suprema Corte seja confirmada, enquanto os republicanos demonstram reserva à nomeação. Obama espera que o Senado confirme Sonia antes do recesso de verão, no fim de julho, para que ela esteja no cargo no início do próximo ano judiciário, em outubro.
Ainda que seja bastante difícil impedir a nomeação de Sonia, os opositores prometem estudar exaustivamente sua trajetória e pensamento judicial, o que poderia estender o processo de confirmação. “Gostaria de uma audiência de que as pessoas pudessem se orgulhar”, afirmou o senador Jeff Sessions, do Alabama, principal republicano no Comitê Judiciário. “Isso significa tratar a nomeada com respeito, mas sem mininizar os assuntos em jogo”.
Sonia Sotomayor, de 54 anos, que é juíza no Tribunal de Apelações do Segundo Circuito, é a terceira mulher na história da corte. Sonia “é uma mulher inspiradora, que será uma grande juíza”, disse Obama, ao lado da indicada. “Ela enfrentou barreiras, superou dificuldades e viveu o sonho americano” e “tem um entendimento prático sobre como a lei afeta o dia a dia do povo americano”. Filha de porto-riquenhos, Sonia cresceu em um conjunto habitacional para pobres, no Bronx. Obama quis também enfatizar a capacidade intelectual de Sonia e sua experiência nos tribunais, uma vez que alguns críticos questionaram as credenciais intelectuais da juíza. “Ela tem um intelecto rigoroso e amplo domínio da lei”, afirmou.

Fonte: O Estado de São Paulo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?