Transpetro abre até fim do mês nova licitação para oito navios
A Transpetro, braço de logística da Petrobras, anunciou nesta segunda-feira que deve abrir até o final de dezembro uma nova licitação para a construção de oito navios destinados ao transporte de produtos derivados de petróleo.
Segundo a companhia, cinco destes navios, que têm capacidade para 30 mil toneladas de porte bruto, seriam construídos por um estaleiro no Rio de Janeiro, o Rio Nave, mas o contrato entre as empresas foi cancelado porque o estaleiro não teria apresentado em tempo hábil documentação necessária para que a construção dos navios pudesse começar.
Já os outros três chegaram a ser negociados com o estaleiro Mauá, “mas não houve acordo quanto aos preços e o contrato não foi assinado”, disse a Transpetro, que afirma ainda que o estaleiro possui outro contrato com a Transpetro para a construção de quatro navios de produtos, com capacidade para 48 mil t de porte bruto, cada. “Dois destes navios já foram lançados ao mar este ano. Com o cancelamento de ambas as licitações, os oitos navios serão agora licitados em dois lotes”, disse a Transpetro.
A nova licitação faz parte da segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). Dos 49 navios que fazem parte do programa, 41 já foram contratados com investimento de R$ 9,6 bilhões. Destes, 11 navios estão sendo construídos no Rio de Janeiro e outros 30 em Pernambuco pelos estaleiros Atlântico Sul e Promar.
Para 2011, está previsto o lançamento de mais seis navios do programa, completou a Transpetro.
Fonte: #