Trânsito: 70% dos carros brasileiros não estão em perfeitas condições de uso
De cada 100 carros existentes no Brasil, apenas 30 estão em perfeitas condições de circulação, aponta uma pesquisa do Instituto Mapfre de Segurança Viária que vem sendo realizada há quatro anos.
Mais de 50 cidades brasileiras das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil foram visitadas pelos técnicos do instituto e os dados obtidos pelas análises ajudam a explicar porque o Brasil é um dos campeões mundiais em acidentes de trânsito.
Cidades analisadas
Em Brasília, a capital do País, por exemplo, 90% dos automóveis não estavam em perfeitas condições para circular nas ruas e dos mais de 300 carros analisados, 70% apresentaram irregularidades nos freios, um dos itens primordiais para garantir a segurança do condutor e evitar acidentes.
Em Goiânia, esses valores ultrapassaram a marca dos 80%. Já em Florianópolis, dos problemas verificados, 95,9% apontavam para os freios dos veículos e 81,1% para o sistema elétrico.[1]
Além disso, dos mais de 400 carros analisados na cidade, mais de 71% estavam fora dos padrões no item motor/transmissão, 68,9% na direção, 35,1% na suspensão e 24,3% apresentavam problemas nas rodas.
Fonte: InfoMoney