Tesouro autoriza nova emissão de títulos da dívida externa
A Secretaria do Tesouro Nacional informou que concedeu mandato para a emissão de títulos da dívida externa, em dólares, com vencimento em 2029, ou seja, com prazo de cerca de 10 anos.
O título será emitido no mercado global. A última vez que o governo brasileiro captou recursos no exterior, por meio da emissão de papéis da dívida externa, foi em janeiro de 2018.
Naquele momento, foram captados US$ 1,5 bilhão em títulos com vencimento em 2047. A taxa de juros paga aos investidores ficou em 5,6% ao ano. As emissões da dívida externa do país não podem ser adquiridas por investidores brasileiros.
Mas o resultado das captações pelo Tesouro Nacional permite que as empresas daqui calculem quanto pagariam para fazer empréstimos no exterior, ou seja, serve de referência para o setor privado. Os investidores que compram esses papéis da dívida pública pagam em dólar ou outras moedas, como euro, e até em reais.
Na data do chamado resgate, eles recebem de volta o valor pago ao governo brasileiro. Além disso, o Brasil paga juros a esses investidores, a cada seis meses ou um ano, dependendo do contrato.
Fonte: NULL