Telemetria avança no mercado de seguros
O jornal Valor Econômico traz o caderno Negócios Conectados com as novidades de TI para atender esse período pós digital. Uma das matérias conta o que as seguradoras andam fazendo para conectar seus negócios ao mundo virtual.
Com carros compartilhados e tecnologia que une mundo virtual e real, as seguradoras terão de estar mais conectadas com seus clientes e ir muito além de saber o CEP de pernoite do carro e idade do condutor para gerir a rentabilidade do negócio. O setor tem muitas iniciativas que visam a conectividade, que vão desde a instalação de modens dentro do veículo para captar dados como velocidade nas curvas, aceleração e frenagens, como o desenvolvimento de aplicativos para smartphones que captam os hábitos do trajeto do motoristas.
Com a gestão dessas informações, podemos enviar um guincho sem que o cliente precise ligar, pois saberemos que o veículo sofreu um acidente ou pane mecânica.
Também, ao monitorá-lo, podemos alertá-lo caso entre uma região de alto índice de violência. Já em frotas de caminhões o uso da telemetria está consolidado e permite a cobrança de um preço justo de cada motorista, informa Eduardo Dal Ri, presidente da comissão de automóvel da FenSeg e diretor de automóveis da SulAmérica.
A matéria sinaliza que as seguradora já vão entrar com um passo à frente em tecnologia, com parcerias negociadas com montadoras.
Fonte: Sonho Seguro