Mercado de Seguros

Susep participa de 1º Encontro do Programa Consciência e Ação

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Airton Almeida, em Brasília (DF), participou do 1º Encontro do Programa Consciência e Ação, iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

Em sua fala, Airton explicou sobre o funcionamento do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), atualmente presidido pela Susep, e as prioridades definidas em conjunto com os demais integrantes do colegiado. “O programa consciência e ação pode ser um instrumento muito importante para alcançar os objetivos e as prioridades do Fórum, afinal o programa permitirá o diálogo entre as instituições federais, estaduais e municipais que, em última instância, levarão o conhecimento sobre educação financeira para as escolas de todo o território nacional”, complementou o Diretor.

O Programa consiste em uma política de educação para a cidadania financeira, fiscal, previdenciária e securitária. O objetivo é assegurar aos estudantes da Educação Básica os direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, permitindo-lhes reconhecer, compreender, analisar criticamente e participar de modo autônomo e consciente das interações e relações econômicas que se manifestam na vida social, tomando decisões convergentes para seu bem-estar individual e comum.

O Programa será implementado pelo Ministério da Educação, em articulação com os estados, o Distrito Federal e os municípios. Com vistas ao desenvolvimento e à execução conjunta de programas e ações relacionados à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Susep participou da fase de estruturação do Programa Consciência e Ação e integrará o Comitê Estratégico da iniciativa.

Ao lado da Susep, comporão o Comitê Estratégico do Programa Consciência e Ação: Ministério da Educação (MEC); Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE); Ministério da Previdência Social (MPS); Banco Central do Brasil (BCB); Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda; Caixa Econômica Federal; Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Receita Federal; Comissão de Valores Mobiliários (CVM); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).

As contribuições da Susep ao Programa Consciência e Ação se relaciona ao Plano Estratégico Institucional da autarquia, que definiu como um dos resultados esperados da sua atuação: “Ampliar o acesso aos mercados supervisionados”. Incentivar a educação financeira, principalmente em seus aspectos securitários e previdenciários, representa uma das principais formas de se alcançar tal resultado.

Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF)

A12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) será realizada de 12 a 18 de maio de 2025 e terá como tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”.

A Semana ENEF representa um esforço coletivo pela educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal no país. A iniciativa conta com a participação de instituições públicas, privadas e da comunidade escolar, com o objetivo de compartilhar conhecimentos, estimular atitudes e comportamentos e construir, desde cedo, uma base sólida para a tomada de decisões financeiras por parte de todos os brasileiros.

O Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) é o colegiado que organiza anualmente a Semana ENEF. A Susep preside esse Fórum desde junho de 2024 e continuará nessa posição até junho de 2026, quando encerrará o seu mandato.

A organização da Semana ENEF convida instituições de todos os setores a contribuírem, seja promovendo atividades próprias ou em parceria com os membros do FBEF. O objetivo principal é sensibilizar crianças, adolescentes e jovens de forma direta, destacando a importância de hábitos financeiros saudáveis para o futuro.

Fonte: Susep

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?