MulherNotícias

“Sou Segura Summit 2023´´: primeiro dia supera expectativas

Um auditório lotado, com a presença, inclusive, de algumas personalidades do mercado, a grande maioria mulheres, entre executivas, técnicas e Corretoras de Seguros, marcou o primeiro dia do “Sou Segura Summit 2023”, nesta terça-feira (07), em São Paulo.

Logo na abertura, a presidente da Sou Segura, Simone Vizani, destacou os dados apurados em pesquisas recentes segundo as quais 82% das mulheres se dizem, de alguma forma, excluídas no mundo corporativo e 27% dos brasileiros confessam estar desconfortáveis em ter uma líder mulher. “Hoje, a Sou Segura é um símbolo do compromisso com a equidade de gênero. De uma rede que acolhe, troca experiências e desenvolve as mulheres. Nós criamos pontes e não barreiras. Por isso, procuramos aproximar os homens dos nossos ideais para que cada vez mais mulheres cheguem ao topo e sejam ouvidas”, frisou, destacando ainda o fato de o encontro reunir, além de profissionais do setor de seguros, “mulheres líderes e empreendedoras das áreas de tecnologia, financeira, telecom e agro, entre outros.

Já a diretora da Escola de Negócios e Seguros – ENS, Maria Helena Monteiro, acentuou que há alguma evolução na sociedade brasileira, mas ressaltou que ainda é preciso avançar muito mais. “Juntos, homens e mulheres podem mudar as coisas”, frisou.

Por sua vez, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, revelou que, atualmente, 70% dos cargos de liderança na entidade são ocupados por mulheres.

Ele adiantou ainda que a causa da equidade e da inclusão fará parte, inclusive, do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, que será lançado na próxima semana.

Logo após a abertura, foram apresentados três painéis sobre temas de extrema relevância para as mulheres: “Desistir não é uma opção”, “Construindo as lideranças femininas do futuro” e “Mulheres na Tecnologia, inovação e novos mercados”. Já no começo da tarde foram discutidas questões que têm a ver com a trajetória profissional das mulheres: “Os segredos de uma carreira de sucesso”, “Como construir uma carreira sólida no mercado de seguros” e “O planejamento da longevidade”.

Para falar sobre a construção de uma carreira sólida, a organização do evento reuniu os CEOs de duas seguradoras – Axa, Erika Médici; e Liberty, Patrícia Chacon – e de uma grande corretora, a Marsh do Brasil, Eugênio Paschoal, que enfatizou a necessidade de se avançar no processo de ocupação de cargos de lideranças por mulheres. “A grande maioria da força e trabalho no Brasil é formada por mulheres. Para elas, é até fácil chegar a nível de gerência. Porém, passar essa barreira é muito difícil”, admitiu o executivo.

Já Patrícia Chacon pontuou que as mulheres não devem ter receio em falar sobre suas ambições e aspirações, sejam profissionais ou na vida pessoal. “É importante para a mulher ter uma visão clara do que realmente deseja e ir além dos valores profissionais. É uma questão de saúde”, comentou.

Por sua vez, Erika Médici listou três características que devem servir de base para a trajetória da mulher. “É preciso estar em um ambiente alinhado com seus valores; ser autêntica, pois não dá para sustentar um personagem por muito tempo; e ser curiosa buscando sempre aprender e ver o que se pode fazer de diferente ou transformador”, disse a executiva.

Os dois últimos painéis do dia trataram da “Saúde da mulher no ambiente corporativo” e do tema “Independência financeira e a importância do seguro”, no qual a economista Francine Mendes, fundadora da socialtech Elas que Lucrem (EQL) deu dicas para as mulheres elaborarem um planejamento financeiro. “Sete em cada 10 mulheres enfrentam problemas financeiros em algum momento da vida. O dinheiro compra experiências e vivências. Então, é preciso saber investir”, revelou.

O evento prossegue nesta quarta-feira (08), quando se comemora o “Dia Internacional da Mulher”, discutindo os seguintes temas: “Investimento em negócios femininos”, “Juntos por elas – diversidade e equidade na prática”, “Mulheres nos Conselhos”, “Como romper barreiras”, “Posicionamento da mulher executiva”, “Mulheres no gerenciamento de riscos”, “Empreendedorismo feminino” e “O poder da mentoria e a sororidade”.     

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?