SOU SEGURA comemora 1º aniversário da marca e consolida movimento que completa 30 anos
O lançamento oficial da marca SOU SEGURA, que representa as mulheres do mercado de seguros, está completando um ano no dia 08 de abril. Mas, a origem desse movimento que empunha a bandeira do empoderamento e da equidade e defende um mercado mais inclusivo, diverso e produtivo, está perto de atingir 30 anos.
O que pode ser interpretado mais como uma causa do que uma formal associação, começou quase que por acaso, na década de 1990, durante viagem de treinamento, organizada pela FUNENSEG (atual ENS) com um estágio na Universidade de Princeton (EUA). Do grupo composto de 32 profissionais, apenas quatro eram mulheres, que decidiram unir forças para, através da troca de experiência, ter mais chances de consolidar seu crescimento profissional. Foi assim que surgiram os encontros informais mensais do “Clube do Tailleur”.
Alguns anos depois, esse “Clube” foi absorvido por um grupo maior, ainda informal, embora já com um foco direcionado para o “networking”. Nasceu assim o “Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros do Rio de Janeiro”. Em 2004, o clube começou a ganhar ares mais formais. Foi criado, inclusive, um site que passou a ser um canal direto de comunicação com as associadas, com destaque para a coluna “Fala Mulher”.
Para ter abrangência nacional, ganhou também novo nome (Clube das Luluzinhas Executivas de Seguros) e abriu seus eventos aos homens, a primeira grande ação com foco na inclusão e participação. Essa fase, mais profissional, foi marcada, ao longo de 14 anos, pela realização de muitos eventos técnicos, debatendo temas do setor de seguros, mas com ênfase nas preocupações e metas da mulher e seu protagonismo no mercado, além do networking.
O passo seguinte foi a criação da Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS), no segundo semestre de 2018. Mais era preciso avançar mais e consolidar essa caminhada. Foi assim que, em evento realizado no dia 08 de abril de 2021, foi lançada a SOU SEGURA, inovador movimento, fruto de um amplo e detalhado estudo, e ponto de partida para uma nova era na trajetória das profissionais do setor de seguros.
“Com a SOU SEGURA, atingimos outro patamar do nosso movimento, em busca da transformação e do empoderamento das mulheres, em uma trajetória de ressignificância”, destaca a presidente da SOU SEGURA, Simone Vizani. Ela acrescenta que essa causa representa uma importante evolução na busca pela diversidade. “Está comprovado que a diversidade e o empoderamento geram inovação e um ambiente corporativo mais saudável.
Isso é bom para todos, inclusive para as empresas, que terão melhores resultados”, salienta. Por fim, Simone Vizani lista os seis pilares sobre os quais é baseado esse processo inovador: criar plataformas, na quarta onda de feminismo na era digital; o netweaving, conectando iniciativas que aceleram a troca de experiências e de boas práticas; o benchmark, tendo como exemplo as práticas que estão dando certo; a trilha de conhecimento, para capacitar as mulheres (incluindo o programa de mentoria); a agenda positiva para equidade de gênero; e o networking, com a promoção de eventos com foco na busca de novas oportunidades e na troca de experiências.