Mercado de SegurosNotícias

Só 10% dos veículos Brasileiros têm Freios.

No Brasil, o custo por ano com acidentes de trânsito está entre R$ 22 e 25 bilhões (dados de 2005). Deste total, 24% são colisões frontais e quase 20%, atropelamento de pedestre. O uso de freios com sistema ABS de antibloqueio das rodas reduziria sensivelmente esta estatística, salvando inúmeras vidas e diminuindo os danos causados aos ocupantes dos veículos.
O alerta foi feito durante o 8º. Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia, realizado no início de maio, em Gramado (RS). Segundo o presidente da comissão organizadora, Zomar Oliveira, nos Estados Unidos e na Europa, o ABS é obrigatório em todos os veículos comerciais. ?Todos saem de fábrica com o sistema e na Europa, apesar de não ser obrigatório, 100% dos automóveis também são equipados com o ABS. O objetivo é a segurança dos usuários e a redução dos enormes custos envolvidos nos acidentes?, explica Zomar.
Segundo o engenheiro Geraldo Gardinalli, da Bosch ? empresa que iniciará a produção de sistemas ABS no Brasil no segundo semestre deste ano -, o custo (cerca de 900 euros) e o fato de ser equipamento opcional na maioria dos veículos nacionais são os principais entraves para a maior adoção do ABS. ?Somente agora algumas montadoras estão fabricando modelos com ABS de série. Cem por cento dos Renault Mégane, Citröen C4, Toyota Fielder e Honda Civic saem de fábrica com o equipamento?, comenta.
?Com isso, o consumidor acaba optando pelo modelo sem ABS porque, muitas vezes, quando chega na concessionária para comprar o veículo não existe para pronta entrega. O ABS não é como um acessório que pode ser instalado na loja?, salienta. [5]
?Outro fator que dificulta a ampla adoção do ABS é que o consumidor sabe muito bem para que serve, mas desconhece os seus importantes benefícios. Saber que o sistema evita o bloqueio das rodas não traduz o fundamental fato de o motorista não perder o controle do veículo e nem que em 40% dos acidentes com vítimas fatais ocorridos na Alemanha em 2005, as rodas dos carros estavam bloqueadas?, explica Gardinalli.

Fonte: rtjsa

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?