Setor de seguros quer isenção de impostos para o microsseguro
O setor de seguros quer que os microsseguros tenham isenção de impostos para incentivar a adoção desse produto, que tem como público-alvo a população de baixa renda.
Segundo o presidente da APTS (Associação Paulista dos Técnicos de Seguro), Luiz López Vázquez, o mercado já solicitou a isenção. Para ele, esse tipo de seguro pode ajudar a aquecer as vendas do setor em 2009.
Receio das seguradoras
Vázquez afirma ainda que medidas que incentivem a adoção do microsseguro pelas seguradoras também são importantes. “Há receio das operadoras porque elas não conhecem os riscos de vender seguros para essa classe social e elas poderiam cobrar taxas elevadas por isso”, diz.
Para ele, uma solução seria criar uma lei de incentivo no molde da Lei Rouanet. “A lei garantiria que, se a seguradora tivesse prejuízo com o microsseguro, ela teria um desconto automático no Imposto de Renda”, explica.
O presidente da associação também acredita que, para atingir essa classe social, é necessário criar novos tipos de cobertura. “Tem que criar novas coberturas, que ninguém nunca pensou antes, como para a filha solteira e grávida. Para uma família de baixa renda esse tipo de seguro ajudaria muito. Tem que ouvir o que essa população quer”, considera.
Fonte: InfoMoney