Série “Mulheres que Inspiram” homenageia jornalista
O perfil feminino da série “Mulheres Que Inspiram” de hoje é de uma profissional que atua fora do Rio Grande do Sul. Thaís Ruco é uma das jornalistas de destaque no setor de seguros. Sócia-fundadora da Ruco Comunicação, ela reside e trabalha na cidade de São Paulo (SP) e desde 2002 desenvolve suas atividades profissionais no segmento.
Com passagens por diversas publicações da mídia especializada ela atuou como assessora de imprensa e comunicação de várias empresas do setor. Com uma vasta bagagem profissional, Thaís já recebeu troféus do Prêmio Allianz de Jornalismo e Prêmio Fenacor de Jornalismo.
Casada, a jornalista é mãe de uma menina de dois anos, a Liz. E em abril ela será contemplada novamente com a maternidade e dessa vez dará à luz a um menino. O nome da criança já foi escolhido: Gael. Saiba mais sobre a trajetória de Thaís na entrevista exclusiva que ela concedeu ao Seguro Gaúcho.
Seguro Gaúcho – Como foi que você ingressou na comunicação do setor de seguros?
Thaís – Comecei em janeiro de 2002, quando era estudante de jornalismo. Meu pai tinha uma empresa de comunicação com foco no mercado de seguros e me convidou para trabalhar com ele. No princípio eu compreendia o segmento, mas quis vencer o desafio. Recordo que eu gravava entrevistas, depois ouvia, transcrevia, pesquisava e buscava aprender tudo. Entre os clientes de meu pai estava o Sincor-SP, a empresa produzia o Jornal dos Corretores de Seguros (JCS). Comecei a participar de eventos do mercado segurador e conhecer as pessoas. Em janeiro de 2006 aceitei um novo desafio e fui trabalhar na Revista Apólice, cobrindo licença maternidade da editora Kelly Lubiato.
Em agosto de 2007 fui convidada pelo então presidente do Sincor-SP, Leoncio de Arruda, para produzir o JCS internamente, como funcionária, e trabalhei lá dentro por cinco anos. Saí para uma nova oportunidade no mercado, mas logo voltei ao Sincor-SP como assessora de comunicação prestadora de serviços, atuação que tenho até hoje.
Paralelamente, venho prestando serviços de comunicação para outras empresas do setor. Tive uma passagem interessante, durante um ano, como chefe da assessoria de comunicação da Susep, na gestão do Alexandre Camillo. Com a mudança de governo e a saída dele, a equipe também foi exonerada, mas foi riquíssima experiência.
Seguro Gaúcho – Como é o trabalho que você desenvolve na Ruco Comunicação?
Thais – Em agosto de 2008 fundei a Ruco Comunicação, pelas oportunidades que chegavam até mim, demandas por trabalhos de divulgação de pessoas e empresas do setor. Apesar de sempre gostar muito de produzir jornais e revistas, a grande demanda do mercado vem sendo por assessoria de imprensa, o que aprendi a gostar e hoje é meu grande foco. Ainda produzo conteúdo editorial para o JCS e o portal Corretora do Futuro, da Lojacorr, mas tenho clientes em assessoria de imprensa.
Seguro Gaúcho – Em relação à época que você passou a atuar na área de comunicação do setor cresceu o número de mulheres que trabalham no segmento?
Thais – No mercado de seguros cresceu notadamente. Nos eventos predominavam os homens, pois era um setor tipicamente masculino, mas hoje as mulheres já são maioria em funções operacionais. Entre as lideranças vemos cada vez mais executivas alcançando os cargos “C-level”. Na mídia especializada do setor acho que sempre foi bem dividido, temos excelentes profissionais de ambos os sexos.
Seguro Gaúcho – Na sua opinião, o que diferencia o trabalho executado pelas mulheres?
Thais – Apesar de muitas vezes serem acometidas pela “síndrome do impostor” e não reconhecerem sua capacidade e preparo para determinado cargo ou desafio, as mulheres são mais estudiosas e dedicadas. Também são multitarefas, fazem diversas atividades ao mesmo tempo, conseguem cuidar da casa, da família e ainda ter excelentes resultados profissionais. No mercado de seguros elas se destacam com a vocação para proteger e a sensibilidade para tomar decisões e gerenciar equipes.
Seguro Gaúcho – Para você qual é o significado do Dia Internacional da Mulher?
Thais – Reconhecimento da capacidade e força das mulheres, equiparando-as aos homens. Busca pela equidade de gênero, fim de preconceitos, machismo. É evolução e desenvolvimento, com a união de competências dos dois sexos.
Perfil pessoal
Signo: Gêmeos
Time-clube: Corinthians, apesar de não gostar de futebol.
Passatempo preferido: Viajar em família, mas também ficar em casa no sofá assistindo a filmes e séries. Gosto também de treinar musculação na academia.
Viagem inesquecível: Punta Cana, a segunda vez, que fui de lua de mel. Havia ido uma vez sozinha, e o lugar é bastante romântico, prometi a mim mesma que voltaria acompanhada, e realizei da melhor maneira.
Filosofia de vida: Trabalhar para realizar sonhos, sem passar por cima nem fazer mal a ninguém.
Fonte: Portal Seguro Gaúcho
