Seminário da ABGR debate mulheres nos negócios e na diversidade
O segundo e último dia da 16ª edição do Seminário de Gestão de Riscos e Seguros, promovido pela Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR), reuniu gestores e especialistas nesta quarta-feira (13), e recebeu aproximadamente 2 mil pessoas no WTC Events Center, em São Paulo, para discutir temas estratégicos que impactam diretamente o mercado de seguros e de gerenciamento de riscos.
Um dos momentos de destaque foi a discussão sobre mulheres nos negócios e na diversidade, reforçando a importância da representatividade e da pluralidade de perspectivas no setor.
A edição deste ano também abriu espaço para compartilhar experiências e iniciativas voltadas à capacitação, inovação e fortalecimento do mercado de seguros.
A abertura contou com a participação de Luiz Otavio Artilheiro, diretor-presidente da ABGR, economista, superintendente financeiro e risk manager da Eletronuclear; Haroldo Alves Araújo, gerente de riscos e seguros da Companhia Energética de Minas Gerais e presidente do Conselho Deliberativo da ABGR; Leonardo de Castro Beto, gestor responsável pela área de seguros do Grupo Energisa e diretor financeiro da ABGR; Christian Mendonça, head de riscos e seguros da Norsk Hydro para a América do Sul e vice-presidente do Conselho da ABGR; e Vanessa Mota de Souza, responsável pela área de seguros na Comerc Energia e diretora-secretária da entidade.
A primeira exposição do dia trouxe o tema “O Risk Manager e a Área de Seguros na Energisa”, com apresentação de Leonardo de Castro Beto e moderação de Haroldo Alves Araújo.
Ao longo da programação, os painéis abordaram assuntos como inteligência de dados aplicada ao gerenciamento de riscos, boas práticas na gestão corporativa, e os impactos da Lei 14.599/23 sobre transporte e logística. Também foram debatidos a importância da qualificação profissional, os desafios do segmento e da carreira de gestão de riscos, além de um panorama sobre seguros e resseguros com foco na visão global, contratação e expectativas diante da nova Lei de Contrato de Seguros.
Com essa programação, a ABGR encerrou mais uma edição do seminário reforçando seu papel como plataforma de troca de conhecimento e integração entre profissionais de riscos e seguros no Brasil.
Fonte: CQCS