Artigos

Seguro – Uma Vantagem Competitiva para o seu negócio.

Muitos conhecem sobre Seguros somente de ouvir falar ou porque alguma vez na vida já tiveram que contratar um seguro para o seu carro ou um seguro saúde, mas a verdade é que o Mundo dos Seguros vai muito além disso.
Um mercado que representa 6,7% do PIB, se considerada a participação da saúde suplementar. No ano de 2019 finalizou com arrecadação de R$ 270,1 bilhões, excluindo saúde suplementar e o seguro de DPVAT, representando um aumento nominal sobre o ano anterior de 12,1%, descontada a inflação, o aumento real foi de 8,1% em comparação a 2018. Uma indústria que emprega 160.000 trabalhadores e abarca além de seguros, resseguros, previdência complementar aberta, saúde suplementar e capitalização 
Fonte: Tudo Sobre Seguros

Incontestavelmente um setor que apoia a economia e é fundamental para o desenvolvimento econômico.

Você já parou para pensar que o mundo globalizado não se sustenta sem a operação de seguros? Tanto que existem Seguros Obrigatórios no rol de modalidades comercializadas. 

Podemos citar ainda, as recentes mudanças do mercado com relação a aceitação de Seguros Garantia para substituição de depósitos judiciais na Justiça Trabalhistas e demais Tribunais do Brasil; Assim como a abertura da consulta pública para a simplificação dos clausulados dos seguros de danos massificados pela SUSEP, permitindo maior flexibilidade nas contratações das apólices.

Tudo isso nos faz ter a real dimensão desse setor e faz do processo de contratação de seguros algo fundamental para o equilíbrio econômico de um País.

A Cultura do Gerenciamento de Riscos 
Ter uma cultura de Gestão de Riscos tem sido um tema de grande destaque ultimamente e juntamente a isso o interesse ascendente por estratégias práticas de como melhorar o que já é feito ou muitas vezes como começar do zero uma plano de gerenciamento de riscos.

O plano para mitigação e gestão dos riscos tem como objetivo diminuir o impacto e probabilidade de ameaças em um projeto a ser executado.

A antecipação e identificação de problemas traz informações relevantes para definir qual o caminho mais racional e com menor disposição de reflexos negativos para a seu negócio. 

É certo que toda crise motiva a busca de novas soluções e impulsiona a inovação, a Pandemia do Corona Vírus nos mostrou exatamente isso.

Os impactos da Covid-19 deixaram todos alertas e muito mais atentos e propensos à construírem atitudes de defesa para que em eventos futuros ninguém seja pego de surpresa. De fato, grandes aprendizados serão levados do ano de 2020 apesar de todos seus efeitos negativos.

Um Plano de Mitigação bem estruturado torna sua empresa mais competitiva e muito mais resiliente. É importante ter sempre em mente que a continuidade do seu negócio depende disso.

Análise de dados, Fortalecimento da Cultura Interna, Transferência de Riscos, Consideração em tomar alguns riscos e Cuidado com o excesso de condescendência à todo e qualquer risco são etapas que fazem parte da estruturação de um Plano de Mitigação de Riscos. 
Cito abaixo algumas etapas para o sucesso de um programa de gerenciamento de riscos: 

1. Pesquisar no mercado as seguradoras que tem apetite para o risco que você está contratando;

2. Verificar se aquela seguradora está autorizada pela SUSEP a comercializar seguro;

3. Comparar as condições recebidas por cada seguradora sempre tendo em mente as características do seu risco e as necessidades do seu negócio;

4. Analisar o prêmio de seguro cobrado por cada seguradora e verificar a relação custo x benefício da proposta apresentada, nem sempre o mais caro é o mais adequado e vice versa;

5. Consultar o cadastro do corretor que está intermediando a sua negociação, não contrate seguro com empresas sem registros.

É importante saber que apesar das seguradoras comercializarem o mesmo produto, cada uma possui seu clausulado, que nada mais é do que o escopo de coberturas e condições que o seu produto oferece.

Assim como em diversos produtos e serviços teremos os mais básicos e os mais completos, assim também é na oferta de produtos de seguros do mercado.

O corretor de seguros poderá lhe orientar sobre as diversas ofertas existentes e qual delas se adapta melhor ao seu negócio. 
Um programa de seguros bem estruturado é importante para qualquer empresa que se preocupe com o a longevidade do seu negócio. Risk Managers, CFO’s e dirigentes responsáveis pela área nas empresas devem estar antenados e diligentes a esse ponto.

É preciso Engajar!
Mas e quando pensamos no restante da organização? As demais áreas que não estão diretamente ligadas ao Top Management das Organizações? Essas nem sempre sabem da existência das normas e diretrizes de mitigação de riscos aplicadas pela empresa e, muitas quando sabem não conhecem sua importância e propósito.

O que nos leva a um grande gargalo, pois a área de seguros é responsável pela proteção e mitigação dos riscos externos, além de muitas vezes ser a grande encarregada pelo restabelecimento do equilíbrio econômico das Companhias, gerenciando os impactos que a atividade pode trazer à sociedade e ao meio ambiente.
É preciso engajar, a participação de todos na organização é vital para seu coeso e eficiente funcionamento. O gerenciamento de riscos deve ser responsabilidade de todos e de cada um. A disseminação da importância da gestão de riscos deve fazer parte Cultura da empresa, só assim será possível reduzir custos com danos e erros.

De certo, o plano de Seguros não é a única forma de proteção, pois quando falamos em mecanismos de defesas corporativos pensamos desde hedges financeiros até brigadas de incêndios. Mas, é unânime que sim, é uma das formas de prevenção, mitigação compartilhamento e transferência de riscos. 

Uma Nova abordagem para área de Seguros:
Para aqueles que sempre pensam que falar em Seguros é pensar em sinistros; ou que área de Seguros é despesa, é custo, vou lhe dar um outra visão sobre o esse mundo encantador e que se você ainda não pensou ou ainda não aplicou algumas dessas soluções na sua operação está perdendo uma grande oportunidade.

A área de seguros de uma empresa não precisa ser somente uma área de suporte, apenas geradora de despesas e depósitos de sinistros. Essa área para grandes grupos além de ser estratégica pelas razões das quais já descrevi anteriormente, pode também ser uma área geradora de receita, faturamento e lucro!

Listo abaixo algumas alternativas onde encontramos oportunidades de transformar essa área na menina dos olhos.

1. Criação de um programa de afinidades ou também conhecido como affinities, que é a oferta de seguros para clientes com exclusividade de preços e condições;

2. Criação de pacotes de produtos de seguros de modalidades específicas exclusivos para fornecedores e prestadores de serviços;

3. Criação de um programa para oferta de seguros para funcionários da empresa com descontos ultra competitivos. A esse tipo de modalidade damos o nome de Worksite.

O amadurecimento do mercado juntamente com a revolução digital nos traz novas ideias onde a oferta de seguros estará inserida cada vez mais no nosso dia a dia e, ainda podemos dizer que suas contratações estarão literalmente nas pontas dos nossos dedos. 

Tudo é uma questão de mindset, perspectivas e um olhar além do óbvio.
Lembrem-se o seguro é uma ferramenta de proteção de patrimônio, mitigação dos riscos e garantia da continuidade de seus negócios, mas pode ser extremamente estratégico e lucrativo se aplicado com planejamento, técnica e metodologia.

Mellina Senra

Mellina Senra está há mais de 12 anos no mercado de seguros somando experiências em corretoras de seguros e resseguros com passagem desde áreas técnicas à comercial e mais recentemente trilha sua carreira em grandes empresas do Setor Elétrico com atuação no núcleo de Seguros e Gestão de Riscos. Formada em Comunicação Social pela ESPM e Mestrado Profissional em Gestão Internacional de Negócios pela EADA Business School em Barcelona na Espanha, possui habilitação de Corretores de Seguros pela SUSEP, curso técnico de resseguros pela Funenseg, formação em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis e atualmente está cursando o preparatório para a certificação Anbima de Especialistas de Investimento - CEA

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?