Seguro de imóvel protege escritório de quem trabalha em casa
Quem exerce atividades profissionais em casa e realiza o chamado home office pode contratar uma cobertura de seguro especial para o escritório que fica dentro da residência. Esse tipo de serviço tem o objetivo de proteger bens usados profissionalmente que estejam instalados no imóvel segurado em casos de prejuízos ou danos decorrentes de incêndio, queda de raio, explosão, furtos e roubos.
A Zurich Seguros é uma das seguradoras que oferece esse tipo de produto. João Cardoso, cofundador da corretora de seguros online TaClaro.com explica que o seguro home office da Zurich é contratado dentro do seguro residencial. Na hora de contratar o seguro residencial, ao preencher os dados sobre o imóvel, existe uma cláusula na qual o cliente pode assinalar se realiza atividades profissionais em casa, afirma. Pela TaClaro.com é possível fazer a contratação desse serviço pela internet.
Se o cliente quiser essa cobertura adicional, ele deve então informar qual é o tipo de atividade exercida, se é uma oficina de costura, um consultório médico, um estúdio de fotografia ou outros. O valor do seguro então será proporcional à cobertura contratada e ao tipo de atividade.
O valor da cobertura varia entre 1% e 2% da proteção. Se a cobertura contratada for de 10.000 reais, a cláusula irá custar entre 100 e 200 reais, explica Cardoso. Se a atividade for mais propensa a roubos e tiver mais riscos, segundo ele, então o seguro terá mais chances de custar 2% da importância segurada, mas se a atividade for menos arricada, então o valor ficará mais próximo de 1% do valor da cobertura. Sendo que o segurado pode optar por aumentar a importância segurada, aumentando o preço do seguro.
Ao valor da cláusula que inclui a proteção de atividades profissionais adiciona-se então o valor do seguro residencial. Os preços das apólices de seguros residenciais são calculados sobre o custo de reconstrução da casa e o valor real dos bens em seu interior, e não pelo valor do imóvel ou o valor de nota dos objetos. Eles não costumam superar 1% do valor do imóvel.
Outras seguradoras, como a SulAmérica e a Porto Seguro permitem que dentro do seguro residencial o contratante amplie sua cobertura para proteger bens de escritório instalados na residência. Mas, por enquanto, apenas a Zurich Seguros e a Tokio Marine oferecem a cobertura home office de maneira mais personalizada, como uma cláusula destacada dentro do contrato do seguro residencial.
Fonte: Exame