Seguro contra o risco da Petrobras chega à máxima histórica
O custo do seguro contra o risco da Petrobras chegou ao maior nível da história nesta terça-feira, após a companhia ter sido excluída do índice de sustentabilidade americano Dow Jones, por força das descobertas de corrupção na empresa. A cotação do Credit Default Swap de cinco anos da Petrobras chegou a 665 pontos. A média histórica é de 198.
O gráfico abaixo mostra como o CDS que é o seguro contra o risco de uma empresa ou país não pagar suas dívidas , da Petrobras acompanhou as dificuldades da empresa nos últimos meses, em especial após ela não conseguir apresentar um balanço auditado.
Também fica claro como as descobertas da operação Lava-Jato apresentaram aos investidores a real situação da companhia. Foi depois das investigações que a Petrobras recalculou o preço de parte de seus ativos, um buraco de R$ 88,6 bi em relação ao que a administração apresentava em seus balanços anteriores.
Hoje, os títulos de dívida da Petrobras com vencimento em 2024 atingiram o nível mais baixo de sua história. Investidores aceitaram se desfazer dos papeis, que pagam 8,2% ao ano, por 87% do valor de face.
Fonte: O Globo