Seguradores apresentam diretrizes prioritárias do mercado
O setor segurador teve uma nova rodada de conversas com o Ministério da Fazenda para discutir os temas importantes que impactam os mais de 140 associados da Confederação Nacional das Seguradoras. Liderado pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o encontro reuniu executivos do mercado de seguros, previdência e vida, capitalização e saúde e a equipe econômica na sexta-feira, 11 de abril.
Estiveram no encontro os presidentes da CNseg, Dyogo Oliveira, o da Fenaprevi, Edson Franco, da Fenacap, Denis Moraes, da Fenseg, Nei Dias e da Fenasaude, Raquel Reis. Os CEOs do Grupo Bradesco Seguros Ivan Gontijo, da Zurich Santander, Marcelo Malanga, da Prudential Patrícia Freitas, do Itaú, Eduardo Domeque, e o diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago.
Pelo Ministério da Fazenda participaram o superintendente da Susep, Alessandro Octaviani e os secretários Marcos Pinto (Reformas Econômicas), Guilherme Melo (SPE), e os subsecretários Vinicius Brandt, Maria Clara Troncoso, Cristina Reis, e a chefe de gabinete, Fernanda Cimbra Santiago.
Iniciativas do setor segurador são propostas ao ministro de Portos e Aeroportos
O presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira, se reuniu nesta quarta-feira (9), com o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, em Brasília (DF). O encontro serviu para apresentar iniciativas do setor segurador que possam auxiliar políticas de infraestrutura também na área aeroportuária brasileira.
Durante a reunião, o presidente da CNseg apresentou ao ministro, e demais representantes da pasta, as ações que o setor segurador já vem contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura do país. Foram destacadas iniciativas da CNseg em aprimorar a aplicação de Seguro para Infraestrutura na área aeroportuária, além das atividades que compõe o acordo junto a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência (SEPPI) para cooperação interinstitucional na produção de um diagnóstico dos produtos de seguros para Concessões e Parcerias Públicas Privadas (PPPs), e melhores práticas do setor junto a políticas públicas do país.
O ministro destacou que o país ainda precisa conhecer os produtos do setor para aprimorar ações que possam desenvolver a infraestrutura brasileira em seus diversos campos. Ele manifestou interesse do ministério em se aproximar das iniciativas que o setor segurador promove, lembrando a participação conjunta das instituições no Grupo de Trabalho (GT) Navegue Simples – uma iniciativa do MPor para desburocratizar, simplificar e aperfeiçoar as outorgas portuárias em todas as modalidades.
Na ocasião, Dyogo formalizou convite para que o ministro pudesse participar das atividades do Fórum de Seguros Brasil-França, que será realizado em Paris no mês de maio. E também foi apresentado as atividades da Confederação durante a COP30, com destaque para a Casa do Seguro – espaço do setor, em Belém (PA), para debates e eventos relacionados à agenda do clima.
Também participaram do encontro o diretor de relações institucionais da CNseg, Esteves Colnago, o superintendente executivo, Gustavo Brum, a superintendente de relacionamento com o poder executivo, Laíne Meira, e os representantes do MPor, Helena Venceslau e Karênina Martins.
Fonte: CNseg