Segmento vai propor regulamentação a Susep
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) pretende regulamentar as assessorias de seguros, empresas que operam no apoio ao corretor como pólo de produção de seguradoras, com base nas sugestões que forem feitas pelas organizações que representam o setor. O anúncio foi feito pelo titular da autarquia, Armando Vergilio dos Santos Júnior, na solenidade de posse da nova diretoria da Associação das Assessoria se Consultorias de Seguros do Rio de Janeiro (Aconseg-RI), quarta-feira última.
– Peço ao Renato Rocha (novo presidente da entidade) e à sua diretoria que enviem para a Susep uma minuta de regulamentação desse segmento. Vamos analisar e discutir as questões técnicas e jurídicas, para, depois, colocar uma proposta de regulamento em audiência pública – comentou Armando Vergilio.
Para ele, as assessorias prestam um inestimável serviço para os corretores de seguros de pequeno porte, que podem ter acesso a uma estrutura física e operacional que não teriam se não fossem as assessorias.
APOIO. Os presidentes da Bradesco Seguros. Luiz Carlos Trabuco Cappi; e da SulAmérica, Patrick de Larragoiti Lucas, também enalteceram o papel exercido pelas assessorias, principalmente no mercado do Rio de Janeiro. Segundo Patrick de Lorragoiti, além do apoio ao corretor, as assessorias contribuem decisivamente “para incrementar a penetração do mercado de seguros”.
Já Trabuco Cappi disse que “as assessorias tem grande importância para o mercado de seguros, especialmente neste momento em que o setor vive um momento impar, a reboque do crescimento da economia”.
O presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenador), Roberto Silva Barbosa, pediu o apoio da Aconseg-RJ para incrementar a criação de assessorias no País.
Em seu discurso, o novo presidente da Aconseg-RJ destacou que “as 31 assessorias associadas a entidade respondem por, 80% da produção do seguro de veículos no mercado fluminense”. Além disso, segundo Renato Rocha, empregam 600 pessoas e atendem a cinco mil corretores de seguros
Fonte: Jornal do Commercio