Mercado de SegurosNotícias

Rio deve ter nono dígito de celular no ano que vem

A partir de 2013, o Rio de Janeiro e municípios do Vale do Paraíba, com DDD 12, deverão ter o dígito 9 à frente do número atual do celular. A medida visaria a dobrar a oferta de novos números na região, informou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, ao site G1.
Outra fonte da Anatel disse ao GLOBO que o Conselho Diretor da Agência ainda está decidindo se adota a medida agora ou não.
— A proposta veio da área técnica, mas o conselho está indefinido sobre o tema — explicou a fonte. — Os conselheiros avaliam que, com a chegada do 4G e dos eventos no Rio (Copa do Mundo, Olimpíadas), adicionar o dígito exigiria mais recursos e pessoal e, como não há no caso do estado a mesma urgência que havia em São Paulo, talvez valha a pena esperar um pouco.
Segundo Rezende, além da possível implementação do nono dígito nas linhas do Rio de Janeiro e cidades que adotam o DDD 21 em 2013, na sequência, a previsão é ampliar o modelo para o Vale do Paraíba.
— Nós estamos fazendo este processo onde há uma demanda maior por telefones. Paulatinamente, isso será feito em todo o Brasil. O Vale do Paraíba possivelmente recebe a alteração na metade do ano — afirmou Rezende.
No interior paulista, o Vale do Paraíba tem a maior proporção de usuários de telefonia móvel por habitante — são 158 linhas para cada grupo de 100 habitantes.
A mudança vai afetar apenas números de celular e valerá tanto para quem estiver fazendo uma chamada de telefone fixo para celular ou de telefones móveis entre si. Os telefones fixos e rádios não serão alterados. A modificação é obrigatória, gratuita e a cargo das operadoras.
São Paulo já adotou
Desde julho deste ano o nono dígito foi acrescentado nas linhas dos celulares com DDD 11. A mudança afetou 64 cidades entre a capital paulista, a grande São Paulo e a região bragantina, e elevou as combinações numéricas possíveis de 44 milhões para 90 milhões.
Na época da alteração em São Paulo, o gerente de interconexão da Anatel, Adeilson Nascimento, afirmou que o nono dígito chegaria ao Rio de Janeiro em dois ou três anos.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/rio-deve-ter-nono-digito-de-celular-no-ano-que-vem-6206849#ixzz27gUSrD2Y © 1996 – 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: O Globo

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?