Reforma da Previdência enfrenta obstáculos
Os rumos da reforma da Previdência – e de outras pautas no Congresso – nunca estiveram tão sensíveis a ações e reações da política.
Nesta semana, novos testes de estresse serão aplicados e é provável que desdobramentos imprevisíveis afetem ainda mais o calendário de quase tudo o que precisa ganhar fluxo.
As declarações recentes do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do presidente Jair Bolsonaro revelaram até aqui nada além do básico: os canais de diálogo entre os Poderes precisam melhorar.
O vácuo preenchido por opiniões, análises e diagnósticos fora de hora – e de tom – também mostra o quanto faz falta uma base de apoio parlamentar organizada.
A reforma da Previdência dos civis está na Câmara há mais de um mês. Os nomes dos relatores na Comissão de Constituição e Justiça e na Comissão Especial seguem indefinidos.
Já a reforma que trata das carreiras militares foi entregue na semana passada. Nem as lideranças envolvidas diretamente com o tema sabem dizer qual será a estratégia de tramitação.
Fonte: NULL