Real faz oferta para comprar Tokio Vida
A aquisição global do ABN Amro pelo Santander começa a surtir efeitos no mercado de seguros do Brasil. Ontem, o grupo japonês Tokio Marine recebeu uma oferta de compra do Banco Real para os 50% das ações da Real Tokio Marine Vida e Previdência em poder do grupo há mais de dois anos, quando foi fechado um acordo também de 100% da seguradora de riscos patrimoniais do Real. Tal acordo garante exclusividade de venda nas agências do ABN por dez anos.
Segundo nota da seguradora, esta iniciativa baseia-se no contrato firmado entre os seus acionistas e os do Banco Real, que previa esta opção no caso de transferência do controle acionário de qualquer das duas instituições, fato ocorrido com a aquisição do Real pelo Santander. A nota da Tokio ressalta que esta negociação abrange somente as carteiras de previdência, vida e acidentes pessoais, comercializadas exclusivamente pela rede de agências do Banco Real.
O faturamento global com seguros do Santander cresceu 22% no primeiro semestre do ano, para EUR 1,12 bilhão. A América Latina representa mais de 25% da receita. No mês passado, surgiram boatos do interesse do Santander em vender a área global de seguros. Segundo disse Alfredo Sáenz, CEO do grupo, ontem durante a teleconferência, “estão sendo analisadas algumas possibilidades, mas ainda não se sabe o que é melhor para o banco, uma venda ou uma associação”.
Na América Latina, o Santander vendeu suas operações de previdência no México, Uruguai, Chile, Colômbia e Argentina para o holandês ING, por EUR 1,1 bilhão no ano passado. No Brasil, depois de anos para definir a estratégia de atuação em seguros, fez parceria com seguradoras independentes para a venda de seguro de carro e bens patrimoniais. Os segmentos de vida, previdência e capitalização ficaram sob a administração da seguradora do grupo. Caso busque um parceiro mundial, seguradoras estrangeiras estão entre as favoritas: Allianz, Liberty, parceiras atuais, e ING, sócio da SulAmérica.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados – Pág. 2)(Denise Bueno)
Fonte: Gazeta Mercantil