Artigos

Proteção para aquelas que têm a vocação de proteger

O público feminino, que tem em seu DNA a proteção da família, representa hoje no Brasil a maior parcela de trabalho. Segundo o IBGE, as mulheres têm uma expectativa de vida média de 80 anos no Brasil, sete a mais que os homens. Outro dado interessante, revelado na pesquisa PNAD Contínua do IBGE, é que 9 milhões de mulheres tornaram-se chefes de família entre 2012 e 2019, enquanto 661 mil homens perderam esta função. Boa parte do planejamento familiar está nas mãos das mulheres, o que reforça a necessidade de cuidado com a saúde e de planejamento de longo prazo também nos eventos adversos relacionados a doenças.    

Por isso, não é só no mês de março ou no Outubro Rosa que devemos voltar a atenção para a saúde da mulher. O cuidado precisa ser permanente e a atenção diária. Ter a mamografia em dia é fundamental, mas outros exames são igualmente importantes para diagnosticar precocemente, acompanhar e prevenir também outras doenças. Apesar do câncer de mama ser o mais frequente nas mulheres (depois do câncer de pele), a atenção não deve estar focada somente para este tipo. Outras ocorrências também são bem comuns, como por exemplo, aqueles que acometem o colo do útero, do estômago e do intestino.

É muito mais difícil tratar uma doença quando ela aparece. Assim, é fundamental fazer exames de rotina, como mamografia, Papanicolau, ultrassom transvaginal, entre outros procedimentos, para acompanhar e identificar qualquer anomalia precocemente. A prevenção e os cuidados são essenciais para uma vida de qualidade.

Também é fundamental praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis, como a melhor alimentação. Sabemos que para as mulheres, especialmente, que são multitarefas, às vezes parece impossível encontrar tempo para praticar exercícios, contudo, é possível incorporar pequenas práticas saudáveis no dia a dia. Em vez de subir a escada rolante, utilizar as escadas, por exemplo. Hoje em dia, com a internet, temos personal trainer dentro de casa, basta procurar no YouTube pelo exercício que mais agrade.

Pela importância do cuidado e pelo fato de, atualmente, boa parte do planejamento familiar estar nas mãos das mulheres, cresce o segmento de seguros voltados ao público feminino. As contratações têm subido, pois elas tendem a se preocupar mais com o que vai acontecer no caso de sua ausência e, por isso, buscam garantir proteção e tranquilidade não somente a si mesmas, mas também para os que delas dependem, principalmente os filhos.  

O segmento de seguro de vida está em evidência desde 2020, quando o mundo começou a passar pela pandemia. Esse tipo de proteção está deixando de ser visto como algo que só pode ser acionado em caso de falecimento e por isso tem despertado na população o novo comportamento e preocupação em adquirir essa modalidade.

Os consumidores começaram a entender que podem incluir no seguro coberturas para serem usadas durante a vida, como a de doenças graves, que paga um valor em dinheiro para ser usado no tratamento ou como a pessoa quiser, ou ainda a de diárias por incapacidade temporária, que repõe a renda em caso de afastamento do trabalho por doença ou acidente. Além de cobrir doenças graves, o seguro de vida também ampara o cliente em caso de transplantes, invalidez e doenças terminais.

O apoio financeiro à mulher e à sua família é muito importante, assim como o apoio físico e emocional. Muitas vezes, as pessoas que são surpreendidas com o diagnóstico de câncer de mama não contam com uma reserva financeira para ajudá-las nesse momento, e o seguro de vida oferece esse apoio. É uma preocupação a menos, pois todos sabem que a mulher está amparada financeiramente nessa situação delicada e os recursos financeiros também servem como proteção aos filhos e à família.  

O instinto de zelar pelo bem-estar e proteção da família é uma característica intrínseca ao público feminino, que tende a ser mais previdente e a se preparar melhor tanto para os momentos esperados quanto para os inesperados. Esse cenário de mais atenção à saúde da mulher traz impactos positivos para a sociedade e grandes oportunidades de negócios para todos os profissionais o setor!    

Christianne Piola

Superintendente Comercial da Galcorr Corretora de Seguros. Executiva com mais de 15 anos de experiência no mercado de seguros. Formada em Administração, possui MBA em Marketing e diversos cursos de especialização e gestão

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?