Mercado de SegurosNotícias

Projeto Fronteiras é destaque em Buenos Aires

A convite do presidente da Associação Argentina de Companhias de Seguros – AACS Francisco Astelarra, o diretor de Projetos e Serviços (Dipro) da Fenaseg, Horácio Cata Preta, realizou no dia 07 de março, em Buenos Aires, uma apresentação sobre o funcionamento do Projeto Fronteiras e demais serviços que são colocados à disposição do mercado segurador.
O Projeto Fronteiras, parceria público-privado mantida entre o Governo Federal e a Fenaseg, em linhas gerais, permite a identificação de veículos em movimento, pela leitura da placa, que é feita por meio de câmeras de alta resolução. O sistema permite a verificação, em tempo real, da regularidade dos veículos junto às bases de seguradoras e do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e a detecção daqueles que foram roubados ou furtados.
Mediante convênios, as informações dos bancos de dados do Projeto foram disponibilizadas para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgãos estaduais de segurança pública, Receita Federal e Denatran, transformando-se numa ferramenta inteligente para ajudar a redução da criminalidade no País.
O sistema opera 24 horas por dia, sete dias por semana e está em funcionamento desde janeiro de 2003. De acordo com dados da Dipro, nos 7 postos de fiscalização, em 2006 foram registradas 10.657.721 passagens de veículos. Destes, 3.799 veículos roubados foram identificados e 468 considerados suspeitos de fraudes. No mesmo período, o sistema registrou 64.293 consultas feitas por seguradoras. Em janeiro deste ano um novo posto entrou em funcionamento, totalizando agora 8 postos de fiscalização em operação.
Após a apresentação, os dirigentes da AACS demonstraram grande interesse pelo Projeto Fronteiras e manifestaram o desejo de iniciar o diálogo com a direção da Fenaseg para estabelecer um convênio que permita a troca de informações e a possibilidade de utilização da tecnologia pioneira na Argentina.
Ainda em Buenos Aires, no dia 8 de março, Horácio Cata Preta foi recebido pelo subsecretário de seguridade urbana de Buenos Aires (capital federal), Manuel Ignacio Izura, ao qual também foi apresentado o Projeto Fronteiras no Brasil. O subsecretário mostrou-se impressionado com a tecnologia e solicitou mais informações sobre o sistema de trânsito brasileiro, ao qual está integrado.

Fonte: Fenaseg

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?