Mercado de SegurosNotícias

Preço do seguro auto apresenta estabilidade em março

A TEx divulgou os números de março de 2024 do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. De acordo com o estudo, o índice geral de Seguro Auto em março se manteve em 5,8%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, houve queda de 12,1%.

Para baixar o IPSA completo acesse o link. De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, o IPSA mensal apresentou uma queda significativa a partir de Mai/23 e estacionou na casa dos 5%, mantendo-se estável na maior parte do tempo. “Esse cenário pode ser explicado pela taxa de sinistralidade que apresentou queda de 6,5% desde fevereiro de 2023 (dados da Susep), além do próprio mercado de automóveis, que apresentou queda de 8,8% no total de carros emplacados e negociados nos últimos 12 meses (dados Fenabrave). O que condiz com os movimentos do IPSA no mesmo período”, explica.

Porém, o executivo alerta que o estudo da Fenabrave apontou também uma elevação de 4,8% nos números de março, “o que pode refletir em aumento do IPSA de abril”.

Observamos no Comparativo Anual IPSA (à esq.) que o preço de 2024 se igualou ao de 2022 (5,8%), estando 9,4% acima do preço de 2021 (5,3%) e 12,1% abaixo do preço de 2023 (6,6%), o que denota uma curva mais equilibrada no contexto do último quadriênio.

Já em relação à queda de 12,1% no acumulado dos últimos 12 meses, o executivo revela que a taxa de março de 2024 se igualou a março de 2022 (5,8%), mas ficou muito abaixo da taxa observada em março do ano passado (6,6%), e 9,4% acima do preço de 2021 (5,3%). “No contexto dos últimos quatro anos, observamos uma curva mais equilibrada”.

Taxa de franquia

O IPSA traz a curva da participação obrigatória do segurado em eventos de colisão parcial (mais conhecida como franquia) dos últimos 13 meses.

Essa taxa refere-se a um percentual do valor do veículo, sendo uma forma da seguradora controlar seus custos e ao mesmo tempo fazer com que o segurado cuide do seu próprio bem. “Atualmente, a maioria dos seguros contratados faz uso da franquia reduzida, uma alternativa em que o prêmio aumenta e a participação do segurado diminui, por isso ela é nosso foco aqui”.

O levantamento mostra que a taxa de franquia em março de 2023 era de 5,0% e hoje se encontra em 5,1%, o que significa um aumento aproximado de 2,0% em 13 meses.

Desde março de 2023, a taxa de franquia se firmou na casa dos 5,0%, alternando entre 5,0% e 5,1%. “A curva da franquia não apresenta as mesmas oscilações do IPSA e suas variações são geralmente sutis e na mesma direção”, detalha Emir.

O IPSA de março referente ao sexo feminino, seguiu a tendência do índice geral e se manteve estável em 5,5%. Já para o sexo masculino houve aumento de 1,7%, chegando a 6,1%.

Em março as mulheres pagaram, em média, 9,8% a menos que os homens.

O estado civil também influencia no valor do seguro automóvel. De acordo com o IPSA de março, as mulheres solteiras (6,9%) pagaram, em média, no seguro auto 38% a mais que mulheres casadas (5,0%).

Já entre os homens a distância foi menor, de 24,1%.

A região onde o segurado reside é um fator muito importante na precificação do seguro, pois interfere diretamente nas taxas de roubo e furto. “Em março pudemos observar que a região metropolitana do Rio de Janeiro pagou 7,3% do valor do carro em seguro, aproximadamente 18% mais caro em relação à região metropolitana de São Paulo, a segunda mais cara do ranking, que pagou 6,2%”, destaca Emir.

Fonte: NULL

Falar agora
Olá 👋
Como podemos ajudá-la(o)?