Poupança terá ganho mínimo de 0,5% ao mês
As cadernetas de poupança terão rendimento mínimo assegurado de 0,5% ao mês. A garantia se deve à mudança, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), da metodologia de cálculo da Taxa Referencial (TR), utilizada na correção da poupança. A alteração tem por objetivo evitar que a TR apresente valores negativos, o que aconteceria nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro.
De acordo com o Banco Central, a TR corre o risco de ser negativa em meses com poucos dias úteis. No ano passado, a poupança rendeu 7,702%. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) chegou perto – 7,25%.
O Conselho Monetário aprovou também regras mais rígidas para a contabilidade das instituições financeiras. As mudanças buscam evitar os problemas que detonaram a crise bancária nos Estados Unidos. A principal delas altera a regra de contabilização de operações de venda de ativos financeiros de bancos, como operações de crédito, para outras instituições, como fundos de investimento. As duas mil instituições financeiras instaladas no País serão, a partir de janeiro de 2009, obrigadas a seguir a nova regra.
Fonte: Jornal do Commercio